Topo

Shows, cinema e oficinas estão em roteiro do Dia da Consciência Negra

Grupo Prato Principal se apresenta dia 20, às 15h, no MIS (Museu da Imagem e do Som) - Arthur Cavalcanti-MIS
Grupo Prato Principal se apresenta dia 20, às 15h, no MIS (Museu da Imagem e do Som) Imagem: Arthur Cavalcanti-MIS

Do UOL, em São Paulo

16/11/2015 19h53

Shows, contação de histórias, oficinas, cinema... A cultura negra é celebra em diversas atrações neste feriado de Consciência Negra e também durante todo o fim de semana em São Paulo.

Há destaques também fora do feriado prolongado, como o oficina de DJ com KL Jay, integrante do Racionais MC's, no dia 28 de novembro, e a volta do espetáculo "#Passinho", no mesmo dia, ambos no Centro Cultural Jabaquara.

Confira roteiro abaixo e divirta-se.

MIS – Museu da Imagem e do Som
Em três dias, de sexta (20) a domingo, o MIS terá uma programação especial no evento Samba, Chorinho e Cachaça, que terá shows gratuitos na área externa, comida típica brasileira e uma mostra de filmes em homenagem a Milton Gonçalves. Evento foi ampliado e este ano terá três dias.
Na sexta, a banda Prato Principal se apresenta, a partir das 15h, com repertório de ícones do samba como Dorival Caymmi, Chico Buarque, Almir Guineto, Dona Ivone Lara e João Nogueira.
No sábado, às 17h, haverá um show do projeto Associação Livre Invisível + Gerson King Combo, com groove, soul e rock.
No domingo, às 15h, o grupo DoBrás, composto de jovens músicos, apresenta novas versões de clássicos das MPB. Haverá participação especial de Izzy Gordon, e músicas importantes para a cultura negra no Brasil, incluindo Pixinguinha, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Tim Maia.
A mostra de filmes apresenta filmes como "Macunaíma" (dia 20, às 15h), “Carandiru” (dia 21, às 17h) e “O Beijo da Mulher Aranha” (dia 21, às 19h30). Veja a programação completa no site www.mis-sp.org.br.
Quando: De 20 a 22 de novembro de 2015
Onde: Museu da Imagem e do Som – MIS - Avenida Europa, 158, Jardim Europa

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude
A programação na Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude traz música, contação de histórias e oficinas de Bonecas Abayomi entre os dias 17 e 20 de novembro.
Na terça (17), das 15h às 16h, acontece a oficina Bonecas Abayomi, inspiradas nos brinquedos que as mães traziam nos navios negreiros, a partir de tiras rasgadas de suas saias. A oficina será repetida no dia 19, às 16h.
Na quinta-feira, das 12h às 13h30, acontece o Luau BSP que apresenta ritmos africanos.
Na sexta-feira, dia 20, das 13h às 15h, haverá uma oficina de turbantes, ministrada por Preta Rara, apresentações musicais e uma ambientação musical de DJ Niely. Às 15h, haverá contação de histórias “Do Saara as Savanas- as histórias que a África conta, da tradição oral".
Quando: De 17 a 20 de novembro
Onde: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude - avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Quanto: Grátis

Conexão África Brasil, no Armazém Cultural SP
Em homenagem às raízes africanas, o Armazém Cultural SP terá um evento com shows dos congoleses da banda Cristal Congo Music, o rapper nigeriano MC Tunde Sparrow e uma das revelações brasileiras, Edgar, no dia 20 de novembro, a partir das 23h.
Durante toda a noite, camisetas serão vendidas em prol da campanha criada pelo GRIST (Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem Teto).
Quando: Sexta-feira, 20 de novembro, a partir das 23h
Onde: Rua dos Cariris, 48, Pinheiros, próximo ao metrô Faria Lima, linha amarela.
Quanto: Os ingressos custam R$ 20 a noite toda.
Mais informações: (11) 2729-5137.

Centro Cultural Jabaquara
Recém-reinaugurado, o Centro Cultural Jabaquara terá diversas atrações gratuitas em celebração ao Dia da Consciência Negra até o fim de novembro. Na sexta, dia 20, haverá show de Ellen Oléria, que integrou o programa "The Voice Brasil" (2013), das 19h às 20h30; e de Aláfia, grupo que faz uma mistura dançante de rap, música de terreiro, MPB e funk.
Tony Tornado também é uma das atrações, com show marcado para às 21h.
No sábado, é a vez de Luciana Mello e Jair Oliveira homenagearem o pai, Jair Rodrigues, morto em 2014, em uma apresentação marcada para às 18h.
No dia 27 de novembro, haverá duas sessões do espetáculo de contação de histórias "Do Saara às Savanas: as Histórias que a África Conta", do Núcleo Esporos, às 10h e às 14h,
No dia 28, às 12h, o espetáculo "#Passinho" volta a São Para para apresentar a dança contemporânea com dançarinos de diferentes comunidades cariocas. No mesmo dia, KL Jay, integrante do Racionais MC's, participa de oficina de DJ.
Quando: Até o fim de novembro
Onde: Centro Cultural Jabaquara - rua Arsênio Tavolieri, 45
Quanto: Todas as atividades têm entrada gratuita.
Mais informações: (11) 5011-2421.

Galeria Olido
Na Galeria Olido, no centro, o Gumboot Dance Brasil apresenta o espetáculo "Yebo", entre os dias 19 e 22 de novembro. Inspirado no estilo de dança Gumboot, que surgiu entre trabalhadores de povoados distintos da África no século 19, que faziam sons no chão ao bater as botas de borracha que utilizavam nas minas de ouro e carvão, o espetáculo aborda a exploração, tanto das minas como dos povos.
O espetáculo é criado pelo bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira.
Quando: 19 e 22 de novembro, de quinta a sábado, às 20h e de domingo às 19h
Onde: Galeria Olido - Avenida São João, 473, centro
Quanto: Entrada gratuita, retirar ingressos com uma hora de antecedência
Duração: 50 minutos

Sesc Santo Amaro
A programação começa na sexta, a partir das 14h, com a contação de histórias “África em 3D – Olhar a África Através da Arte dos Cantos e dos Contos”. Ao som de violão, flautas e tambores, a Cia Sansakroma conta histórias que ensinam o convívio pacífico e o amor ao próximo.
A partir das 16h, a Praça da unidade é tomada por uma aula aberta de samba-rock, antes do show do grupo Os Opalas, que acontece a partir das 17h.
No sábado, às 17h, haverá a intervenção Encontro de Histórias e Canções Afro-Brasileiras e Afro-Cubanas, onde a narradora de histórias Lili Flor e o músico Paulo Pixu recebem a narradora cubana Mirta Portillho para contar contos, mitos, poesia e músicas afro-cubanas e afro-brasileiras.
No domingo, às 14h, haverá a contação de histórias Balão de Histórias. A Cia Sansakroma apresenta uma reunião de canções e histórias de vários países da África.
O espetáculo de dança contemporânea “A Cruz que me Carrega”, do Núcleo Pé de Zamba, encerra as atividades às 17h.
Quando: Sexta, sábado e domingo
Onde: Sesc Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro.
Quanto: gratuito