Entretenimento

Poeta carioca Ana Cristina Cesar será a homenageada da Flip 2016

Divulgação IMS
A poeta carioca Ana Cristina Cesar Imagem: Divulgação IMS

Do UOL, em São Pailo

13/11/2015 18h16

A organização da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) divulgou o homenageado da edição de 2016. A escolhida foi a poeta carioca Ana Cristina Cesar, conhecida como Ana C. por amigos e leitores. Esta é a segunda vez que uma mulher é homenageada em 14 edições do evento. A primeira foi Clarice Lispector, em 2005.

Ana Cristina, que se suicidou em 1983, representava a Poesia Marginal no Rio de Janeiro. O movimento distribuía edições caseiras nos anos 70 em meio a ditadura militar e ganha foco na Flip. Entre os autores convidados nos últimos anos e influenciados por Ana C. estão a portuguesa Matilde Campilho, Ana Martins Marques, Bruna Beber, Angélica Freitas e Mariano Marovatto.

O livro que projetou Ana C. entre os leitores brasileiros é justamente seu último. "A Teus Pés", de 1982, reunia três livros publicados artesanalmente: "Cenas de Abril", "Correspondência Completa" e "Luvas de Pelica". O trabalho também revelou autores como Caio Fernando Abreu, Marcelo Rubens Paiva e Reinaldo Moraes.

Em nota, Paulo Werneck, curador da Flip, afirma que “a obra de Ana C. é densa, pulsante, e conquista leitores em todas as partes do mundo. A homenagem vai poder iluminar áreas menos conhecidas de sua obra e desfazer alguns lugares-comuns a respeito de sua vida”. 

A Flip 2016 acontece entre os dias 29 de junho e 3 de julho. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo