Poeta carioca Ana Cristina Cesar será a homenageada da Flip 2016
A organização da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) divulgou o homenageado da edição de 2016. A escolhida foi a poeta carioca Ana Cristina Cesar, conhecida como Ana C. por amigos e leitores. Esta é a segunda vez que uma mulher é homenageada em 14 edições do evento. A primeira foi Clarice Lispector, em 2005.
Ana Cristina, que se suicidou em 1983, representava a Poesia Marginal no Rio de Janeiro. O movimento distribuía edições caseiras nos anos 70 em meio a ditadura militar e ganha foco na Flip. Entre os autores convidados nos últimos anos e influenciados por Ana C. estão a portuguesa Matilde Campilho, Ana Martins Marques, Bruna Beber, Angélica Freitas e Mariano Marovatto.
O livro que projetou Ana C. entre os leitores brasileiros é justamente seu último. "A Teus Pés", de 1982, reunia três livros publicados artesanalmente: "Cenas de Abril", "Correspondência Completa" e "Luvas de Pelica". O trabalho também revelou autores como Caio Fernando Abreu, Marcelo Rubens Paiva e Reinaldo Moraes.
Em nota, Paulo Werneck, curador da Flip, afirma que “a obra de Ana C. é densa, pulsante, e conquista leitores em todas as partes do mundo. A homenagem vai poder iluminar áreas menos conhecidas de sua obra e desfazer alguns lugares-comuns a respeito de sua vida”.
A Flip 2016 acontece entre os dias 29 de junho e 3 de julho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.