Topo

"Queria que a Angel me desse mais tiros", brinca Lombardi sobre musical

Rodrigo Lombardi está no elenco de "Urinal, O Musical", em São Paulo - Ronaldo Gutierrez
Rodrigo Lombardi está no elenco de "Urinal, O Musical", em São Paulo Imagem: Ronaldo Gutierrez

Miguel Arcanjo Prado

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/10/2015 20h39

Depois de interpretar o sedutor Alex na novela "Verdades Secretas", assassinado a tiros pela própria enteada e amante, Angel (Camila Queiroz), Rodrigo Lombardi só quer saber de atuar, cantar e dançar no palco do pequenino Teatro do Núcleo Experimental, na Barra Funda, em São Paulo.

Desde o último dia 16, o ator dá vida ao policial corrupto que narra a história de "Urinal, o Musical", sobre uma crise hídrica que muda a realidade de um país. Escrita pelos norte-americanos Greg Kotis e Mark Hollann em 2001, a peça parece feita sob medida para o Brasil contemporâneo, sem água na torneira e repleto de homens corruptos no poder tal qual no espetáculo.

Lombardi conta que foram exaustivos os ensaios para entrar na peça, que estreou em março e já recebeu indicações a vários prêmios. "Às vezes, queria que a Angel viesse me dar mais uns tiros", brinca o ator, sobre o período de um mês de pura concentração para acompanhar o ritmo do elenco, já afinado.

Ele substitui Daniel Costa, muito elogiado no papel, mas que precisou deixar a montagem por conta de uma crise de hérnia de disco na coluna que ainda o mantém em tratamento. "Todo mundo me acolheu muito bem aqui. Eu conheço o Zé Henrique de Paula, o diretor, desde a época que trabalhava no Grupo Tapa, bem antes de fazer TV", conta Lombardi. "Por isso, quando ele me chamou, não pensei duas vezes. Aceitei na hora. Sempre fui apaixonado por esse personagem e tinha visto a peça várias vezes", lembra.

Cena de "Urinal, o Musical" - Ronaldo Gutierrez - Ronaldo Gutierrez
Zé Henrique de Paula em cena de "Urinal", antes de sair para "Nuvem de Lágrimas"
Imagem: Ronaldo Gutierrez

Zé Henrique de Paula conta que o amigo Lombardi, mesmo não estando no palco, sempre foi parceiro do Teatro do Núcleo Experimental. "No dia em que abrimos o teatro, em 2012, com a peça 'As Troianas', o Rodrigo estava aqui na plateia", recorda. "E com 'Urinal' não foi diferente. Ele assistiu várias vezes e trouxe praticamente todo o elenco de 'Verdades Secretas' para ver o espetáculo", conta o diretor, lembrando que até Marieta Severo foi com o amigo ver o musical.

Principal parceiro de Lombardi em cena, o ator Fabio Redkowicz, que dá vida ao outro policial corrupto, foi um verdadeiro aliado nos ensaios. "Devo muito a este cara, que me acolheu muito bem e foi muito paciente comigo", diz Lombardi, abraçando o colega.

Fabio Redkowicz e Rodrigo Lombardi em cena de "Urinal, O Musical" - Ronaldo Gutierrez - Ronaldo Gutierrez
Fabio Redkowicz e Rodrigo Lombardi em cena de "Urinal, O Musical"
Imagem: Ronaldo Gutierrez
Redkowicz retribui o elogio e lembra que viveu o desafio de trocar de parceiro em cena duas vezes. Primeiro, quando Daniel Costa precisou ser substituído pelo próprio diretor da peça, em situação de emergência. E, agora, com a entrada de Lombardi — Paula não pôde continuar no papel de policial porque entrou para o elenco de outro musical, "Nuvem de Lágrimas", que estreia em novembro no Teatro Bradesco.

"Cada um trouxe uma proposta diferente para o personagem. O Rodrigo foi muito dedicado nos ensaios e pegou fácil as coreografias. Ele é muito atento", declara Redkowicz. Para não fazer feito cantando, Lombardi teve ensaios exclusivos com a diretora musical de "Urinal", Fernanda Maia, além de fazer aulas particulares de canto. Tanto que criou uma voz gutural para seu personagem.

Bruna Guerin, na pele da protagonista Luz, afirma que o elenco coeso deixou Lombardi seguro. "Falamos para ele que a peça já andava por si só, que ele seria incorporado por todos nós de uma forma muito natural. E foi isso que aconteceu", diz a atriz. Caio Salay, na pele de Bonitão, o mocinho da peça, concorda. "Formamos um grupo unido. E o Rodrigo veio somar", declara.

Colegas fora da coxia também elogiam o fato de Lombardi ter saído de uma novela de sucesso para um espetáculo de teatro de grupo. O casal Roberto Bomtempo e Miriam Freeland, que esteve na sessão na qual Lombardi estreou, elogia seu desempenho. "É fundamental para qualquer ator essa volta ao teatro, após um papel na televisão, que é tão rápida e consome tanto o artista", pondera Miriam. Ao que Bomtempo completa: "Acho sábia essa decisão do Lombardi em fazer teatro após tanta repercussão na TV. A peça é contundente, e ele está muito bem. Com certeza vai crescer ainda mais como artista".

Fabio Redkowicz e Rodrigo Lombardi em cena de "Urinal, O Musical" - Ronaldo Gutierrez - Ronaldo Gutierrez
Fabio Redkowicz e Rodrigo Lombardi em cena de "Urinal, O Musical"
Imagem: Ronaldo Gutierrez

Lombardi lembra que, bem antes de ser galã da TV, o teatro sempre foi seu lugar. "Comecei no teatro, com o diretor Eduardo Tolentino e o Grupo Tapa. Fiz de tudo nos bastidores... Então, voltar para o teatro de grupo é como voltar para perto da minha família. Todos do Núcleo Experimental estão sendo generosos comigo. Estou muito feliz. Teatro me renova, me faz aprender cada dia mais", diz o ator, que se mudou para São Paulo com a família por conta do musical.

A entrada de Rodrigo Lombardi dá fôlego novo à montagem, indicada ao Shell e ao APCA, além de ter vencido dois troféus no último Prêmio Bibi Ferreira de Teatro Musical — melhor atriz para Bruna Guerin e melhor ator coadjuvante para Daniel Costa, a quem Lombardi substitui. A produtora Claudia Miranda aposta em continuidade. "Vamos até o fim do ano e queremos continuar em cartaz no ano que vem. Já temos proposta de fazer em um teatro maior e ainda estamos avaliando, porque gostamos muito de fazer no nosso espaço, dessa forma intimista. Também queremos viajar pelo Brasil com 'Urinal, o Musical'", declara. Pelo jeito, a aventura de Rodrigo Lombardi em interpretar, cantar e dançar no palco vai continuar por mais um bom tempo.

Serviço
"Urinal, o Musical"
Quando:
Sexta e sábado, 21h. Domingo, 19h. Segunda, 21h. Temporada até 14 de dezembro
Dia 23/10, excepcionalmente, não haverá peça)
Onde: Teatro do Núcleo Experimental - rua Barra Funda, 637, Barra Funda, São Paulo
Quanto: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada)
Vendas:
- Internet: www.compreingressos.com
- Bilheteria do teatro: em dias de espetáculo 1h antes da apresentação
Classificação etária: 10 anos
Duração: 125 minutos
Capacidade: 65 lugares
Mais informações: (11) 3259-0898