Topo

CBL divulga os dez finalistas das 27 categorias do prêmio Jabuti 2015

O escritor Ziraldo foi um dos finalistas na nova categoria Infantil Digital - Light Press/Divulgação
O escritor Ziraldo foi um dos finalistas na nova categoria Infantil Digital Imagem: Light Press/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/10/2015 22h33

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou na noite desta quinta-feira (22) os finalistas da primeira fase do 57º Prêmio Jabuti. Ao todo, foram revelados 10 livros finalistas em cada uma das 27 categorias do prêmio.

Marisa Lajolo, curadora do prêmio, os classificados representam um panorama do mercado editorial brasileiro. "A grande novidade do de 2015, a categoria Infantil Digital, foi extremamente concorrida e os títulos selecionados retratam o avanço tecnológico que permeia o universo literário, principalmente entre crianças e jovens”, afirmou.

Na categoria citada por Marisa, Infantil Digital, foram indicados os autores Anna Claudia Ramos, Roberta Asse, Cláudio Martins, Flavio de Souza, Ziraldo, Ricardo Azevedo, Flávia Muniz, Cecília Cavalieri França, Samira Almeida, Fernando Tangi, Jonas Worcman de Matos e José Santos.

Na categoria Biografia, foram indicados autores como o senador José Serra, com "Cinquenta Anos Esta Noite"; Lira Neto, com "Getúlio – da Volta pela Consagração Popular ao Suicídio (1945-1954)", Daniel Aarão Reis com "Luís Carlos Prestes – Um Revolucionário Entre Dois Mundos" e Cacá Diegues com "Vida de Cinema".

Neste ano, o Prêmio Jabuti, considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro, recebeu 2.573 inscrições. A apuração da segunda fase, que será no dia 19/11, avaliará e atribuirá notas a todas as obras finalistas na primeira fase. Os três livros que receberem a maior pontuação dos jurados serão considerados vencedores em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em 3 de dezembro de 2015, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

A lista completa com todos os indicados está publicada no site oficial do Prêmio Jabuti.