Justiça americana decide que direitos autorais do Batmóvel pertencem à DC
A DC Comics conseguiu uma grande vitória na justiça norte-americana, que que julgou como válido o pedido da editora pela proteção dos direitos autorais do "personagem automotivo" conhecido como Batmóvel.
A empresa subsidiária da Warner teve os direitos autorais do carro do Batman contestados por um mecânico, que foi processado por vender réplicas do Batmóvel da série dos anos 1960 e do filme de 1989.
Mark Towle argumentava que o Batmóvel não era uma criação artística, mas apenas um objeto funcional.
Mas a corte de apelação decidiu nesta quarta (23) que o veículo é um elemento suficientemente distintivo do seriado de TV e do filme de Tim Burton e que a DC Comics não abriu mão dos direitos autorais ao licenciar produtos derivados.
A juíza do caso escreveu que o Batmóvel, da forma em que aparece no entretenimento, tem "qualidades físicas bem como conceituais", e é "suficientemente delineado" para ser reconhecido como o mesmo personagem em qualquer aparição, mesmo que as características, que incluem elementos inspirados em morcegos, variem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.