Topo

Teórico das HQs vem ao Brasil para lançar elogiada graphic novel de ficção

Do UOL, em São Paulo

21/09/2015 05h00

A segunda edição brasileira da CCXP – Comic Con Experience terá como uma de suas grandes atrações a presença do norte-americano Scott McCloud, premiado cartunista e teórico dos quadrinhos.

Conhecido por seus livros que teorizam a arte sequencial, como “Understanding Comics”, “Making Comics” e “Reinventing Comics”, e pela HQ “Zot!”, o quadrinista lançará no Brasil a graphic novel “O Escultor”.

A obra conta a história de David Smith, que faz um acordo com a Morte no qual passa a ter apenas 200 dias de vida em troca do poder de esculpir o que quiser apenas com o toque de suas mãos. Bem avaliada pelos jornais "The Guardian" e "The New York Times", a graphic novel teve os direitos comprados pelos estúdios Sony para ganhar uma adaptação cinematográfica no próximo ano.

Pedra e papel

Scott McCloud e sua mulher, Ivy Ratafia, quando eram jovens - Divulgação - Divulgação
Após 30 anos escrevendo sobre HQs, McCloud lança sua elogiada ficção "The Sculptor"
Imagem: Divulgação

Qualquer semelhança entre "O Escultor" e a vida pessoal de Scott não é coincidência. A história surgiu quando ele tinha 24 anos e se aventurava na arte por meio da série futurista "Zot!", publicada pela Eclipse Comics entre 1984 e 1990. "Este personagem é um pouco como eu era quando tinha aquela idade. A arte era tudo para mim e, quando digo arte, quero dizer quadrinhos”, disse em entrevista ao UOL.

Comparado com seu escultor, ele assume não ter sido bom aluno de artes plásticas: "Sou muito ruim em fazer coisas em 3D. É um dos motivos de ter escolhido fazer desenhos”. Nessas horas, a tecnologia dá uma mãozinha, as 500 páginas do livro foram desenhadas no Photoshop. "É uma limitação que tenho como artista. Moebius poderia desenhar a Capela Sistina de olhos fechados, Craig Thompson tinha um dom natural para o desenho que eu preciso compensar. Em todo o mundo há artistas naturais. E eu nunca fui um deles", sorri. "Mas no digital eu posso. Se fizer a cabeça menor, consigo aumentá-la, posso lembrar que existe mais um dedo na mão das pessoas. É perfeito para mim."

Leia mais sobre Scott McCloud nesta entrevista que ele deu para o UOL.

Oportunidade

McCloud é vencedor de diversos prêmios, como o Jack Kirby Awards de 1985 por “Zot!”, o Eisner Award de 1994 e quatro Harvey Awards, três deles em 1994 para “Understanding Comics” e um em 2001 por “Reinventing Comics”. Quem quiser conhece-lo, tem a chance em dezembro.

A CCXP – Comic Con Experience 2015 acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes, próximo à estação Jabaquara do Metrô. Entre a programação oficial estão conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura pop.