Topo

Livros e HQs

Maior prêmio de literatura em língua inglesa anuncia candidatos de 2015

Ozier Muhammad/The New York Times
O agente literário e memorialista Bil Clegg, autor de ?Retrato De Um Viciado Quando Jovem? e ?Noventa Dias?, apontado como um dos favoritos Man Booker Imagem: Ozier Muhammad/The New York Times

Do UOL, em São Paulo

29/07/2015 12h40

Foi divulgada nesta quarta-feira (29) a lista de concorrentes ao prêmio Man Booker, a maior premiação literária de língua inglesa do mundo. E segundo alguns jornais ingleses, Bill Clegg é um dos grandes favoritos.

Clegg, agente literário e memorialista, ficou conhecido por seus livros “Retrato De Um Viciado Quando Jovem” e “Noventa Dias”, que narram suas lutas contra o crack e o álcool.  Ele foi nomeado neste ano por “Did You Ever Have A Family”, obra que sequer foi publicada ainda.

Outros nomes deste ano incluem Anne Enright, autora de “O Encontro” e única autora na lista que já havia ganhado o prêmio, nomeado por “The Green Road”; Marilynne Robinson, de “Laços de Família”, nomeada por “Lila”; Anne Tyler, de “Lições De Vida”, nomeada por “A Spool of Blue Thread”; e Marlon James, o primeiro autor jamaicano a ser nomeado, por “A Brief History of Seven Killings”.

A lista ainda conta com Andrew O’Hagan (“The Illuminations”), Tom McCarthy (“Satin Island”), Sunjeev Sahota (“The Year of the Runaways”), Laila Lalami (“The Moor’s Account”), Hanya Yanagihara (“A Little Life”), Chigozie Obioma (“The Fishermen”), Anna Smaill (“The Chimes”) e Anuradha Roy (“Sleeping on Jupiter”).

Este é o segundo ano desde que o prêmio foi expandido para incluir todos os romancistas que escrevem em Inglês – antes, os norte-americanos eram excluídos. Uma lista de finalistas ainda será anunciada no dia 15 de setembro, e o grande vencedor do Man Booker será conhecido em 13 de outubro.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Livros e HQs