Topo

Maior Youtuber do mundo, PewDiePie vai lançar livro de "autoajuda zoeira"

O YouTuber milionário Felix Kjellberg - Divulgação
O YouTuber milionário Felix Kjellberg Imagem: Divulgação

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

16/06/2015 06h00

Criador do canal mais acessado do YouTube, o "PewDiePie", o sueco Felix Kjellberg anunciou o lançamento de seu primeiro livro, em que faz uma paródia dos best-sellers de autoajuda.

Com lançamento mundial previsto para 20 de outubro, "This Book Loves You" ("este livro te ama", em livre tradução) promete trazer em suas 256 páginas, recheadas de ilustrações, o humor característico do youtuber, famoso pelos vídeos em que joga e comenta diversos games em tempo real.

Na pré-venda no site Amazon, o livro é descrito como "uma coleção de provérbios, belamente ilustrados, pelos quais você deve pautar sua vida”.

Com lições de vida convertidas à linguagem da “zoeira”, a ideia é fazer troça com os aforismos da chamada “inspiralogia”. Uma linguagem capaz de agradar a todos, “ou, pelo menos, a quem está disposto a parar de se importar com isso”.

O livro "This Book Loves You", do sueco PewDiePie - Divulgação - Divulgação
O livro "This Book Loves You"
Imagem: Divulgação

Entre uma e outra gracinha, em uma das páginas do livro haverá o clássico ditado "Não chore pelo leite derramado", acima do desenho de uma garrafa tristonha, sentada sobre uma poça de leite, mas com um desesperançoso o complemento: “Chore por sua vida ser triste”.

Para divulgar a nova empreitada, o autor postou na semana passada um vídeo cômico (clique aqui e assista), no qual interpreta vários personagens.

Disponível em oito idiomas, com lançamento programado em 13 países, "This Book Loves You" ainda não tem previsão de chegar às livrarias brasileiras.

Fenômeno do YouTube

Criado em 2009, o canal PewDiePie, pseudônimo adotado por Kjellberg, possui atualmente 37,3 milhões de inscritos mais do que as populações de Grécia, Hungria e Suécia somadas. Está à frente, por exemplo, dos canais de estrelas pop como Taylor Swift e One Direction.

"Pewds", como também é chamado, virou fenômeno jogando e comentando seu desempenho nos games, a maioria deles independentes. "Gosto de encontrar esses jogos ridículos que nunca ninguém joga, porque são muito ruins", disse em entrevista a uma emissora de TV sueca. Em seu canal, ele também disseca assuntos da moda na internet, sempre fazendo caras e bocas diante das câmeras.

Segundo reportagem do “Wall Street Journal”, o jovem de apenas 25 anos, que já apareceu até na animação “South Park”, fatura cerca de US$ 4 milhões por ano com a venda de anúncios no canal.

Em 2014, PewDiePie foi eleito uma das "30 pessoas mais influentes da internet", em lista organizada pela revista "Times".