Topo

Dramaturgo inglês David Hare é mais um dos convidados para a Flip 2015

Dramaturgo inglês David Hare é mais uma atração confirmada na Flip 2015 - Divulgação
Dramaturgo inglês David Hare é mais uma atração confirmada na Flip 2015 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/05/2015 12h46

O dramaturgo inglês David Hare acaba de ser confirmado, nesta quarta-feira (6), como mais um nome que integra a lista de convidados da Flip 2015. Hare foi autor de mais de 20 peças que tratam de questões sociopolíticas da Inglaterra nos últimos 45 anos.

O britânico tem mais de quatro décadas de carreira como dramaturgo e escreveu a trilogia “Racing Demon” (1990), “Murmuring Judges” (1991) e “The Absence of War” (1993), sobre a Igreja Anglicana, o sistema judiciário e o Partido Trabalhista inglês.

Em suas peças recentes, Hare abordou temas como a invasão ao Iraque em “Stuff Happens” (2004) e sobre a crise financeira de 2008 em “The Power of Yes” (2009).

Hare já dirigiu atores como Anthony Hopkins em “Rei Lear” (1986). Um de seus maiores sucessos de público e crítica na última década foi “The Permanent Way” (2004) quando recebeu elogios do Nobel Harold Pinter.

Ao longo de sua trajetória profissional, o dramaturgo trabalhou ainda com roteiros para rádio e cinema. Foi roteirista dos filmes de Stephen Daldry, “As Horas” (2003), estrelado por Meryl Streep, Juliane Moore e Nicole Kidman; e “O Leitor” (2008), com Kate Winslet. Nestes dois, foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Formado em Letras pela Jesus College de Cambridge, Hare iniciou sua carreira em 1968, ano em que fundou um grupo de teatro. 

A 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 1º a 5 de julho. Este ano a Flip homenageará o escritor Mário de Andrade. Entre os nomes já confirmados na programação principal estão a escritora israelense Ayelet Waldman, o historiador Boris Fausto, o irlandês Colm Tóibín, a cantora brasileira Karina Buhr, a poeta portuguesa Matilde Campilho e  escritor queniano Ngugi wa Thiong'o.