Topo

Famosos vão ao velório de Abujamra e lamentam perda: "Ele era único"

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 03h56

Começou na noite desta terça-feira (28), às 23h, o velório do ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra. A cerimônia foi organizada no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, no centro de São Paulo. O corpo será cremado na tarde desta quarta-feira, no Crematório Vila Alpina, na Zona Leste da cidade.

Abujamra morreu em sua casa, aos 82 anos, no bairro de Higienópolis em São Paulo. A causa da morte foi um infarto do miocárdio. A informação foi confirmada pela TV Cultura, onde ele apresentava o programa de entrevistas "Provocações".

Aberto ao público, o velório reuniu dezenas de pessoas logo em suas primeiras horas. Além dos familiares de Abujamra, alguns artistas amigos do diretor também estiverem presentes e lamentaram a morte de Abujamra.

“É uma perda de inteligência, de talento, de bondade. Foi um homem maravilhoso, um homem de teatro que nos ensinou muito. Ele era único. Trabalhamos juntos no cinema, no teatro e na televisão. Sinto uma tristeza muito grande por ele ter ido embora”, lamentou a atriz Laura Cardoso em entrevista ao UOL.

Amiga de Abujamra, a atriz Vera Holtz também lastimou a morte do diretor. “O Abu seduzia a gente através da palavra. Ele falava poesia o tempo todo, era gentil e um grande diretor. Ele foi fundamental na minha vida. A morte é metafórica porque ele continua vivo com a gente. Hoje é uma celebração, ele era vida e vai continuar sendo vida “, disse.

Também presente no velório, o apresentador e comediante Rafinha Bastos deu seu depoimento sobre a morte do diretor. “O Abu foi um dos poucos artistas que abertamente abraçaram a verdade, ele tinha a verdade dele e falava claramente na cara de quem quisesse, seja dos filhos, dos amigos e na forma artística, isso é uma carência atualmente”, disse.

André Abujamra, filho do diretor, recebeu as condolências e se emocionou ao falar do pai. “Como todos os artistas que estão aqui, eu estou agradecendo o meu pai. Claro que estou triste, mas hoje estou aqui com todas as essas pessoas para agradecer ao mestre que ele foi, foi um cara maravilhoso. A gente não estava esperando essa morte, mas estou fazendo um disco novo que é em homenagem a ele, e se chama "O Homem Bruxo", disse.

Em uma cerimônia reservada, restrita a amigos e familiares, Antônio Abujamra foi cremado às 15h desta quarta (29) no Crematório Vila Alpina, zona leste de São Paulo.