Entretenimento

Corpo da crítica teatral Bárbara Heliodora é velado no Rio de Janeiro

Do UOL, em São Paulo

11/04/2015 08h00

O corpo da crítica teatral Bárbara Heliodora foi velado neste sábado (11) no Rio de Janeiro. O velório aconteceu na Capela 1 do Memorial do Carmo. A cerimônia de cremação estava prevista para acontecer no mesmo local, às 15h. Heliodora morreu aos 91 anos, na sexta-feira. Ela estava internada desde março no Hospital Samaritano, no Rio.

AgNews
Bárbara Heliodora morreu aos 91 anos Imagem: AgNews

Nascida em 29 de agosto de 1923, Barbara era filha da poetisa Anna Amélia Carneiro de Mendonça e do historiador Marcos Carneiro de Mendonça. Ela se tornou uma das maiores especialistas da obra de William Shakespeare no Brasil.

No teatro, dirigiu "Um homem chamado Shakespeare", um espetáculo com roteiro de sua autoria com cenas das tragédias e comédias de Shakespeare. No Tablado, dirigiu a leitura de "Hamlet", consagrada obra do autor britânico.

Foi autora de livros como "A expressão dramática do homem político em Shakespeare" (Ed Paz e Terra, 1978) e "Falando de Shakespeare" (Ed. Perspectiva, 1997).

Barbara teve formação em literatura inglesa no Connecticut College, nos Estados Unidos, nos anos 40. Seu início de  carreira no jornalismo foi no jornal Tribuna da Imprensa. Até 1964, trabalhou no Jornal do Brasil e ficou conhecida como a "Dama de Ferro" por parte da classe teatral brasileira.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo