Entretenimento

Sucesso no Brasil, Yayoi Kusama foi a artista mais popular de 2014

Do UOL, em São Paulo

02/04/2015 11h34

Por mais que os artistas masculinos ainda dominem as exposições e galerias de arte, a artista mais popular do mundo em 2014 foi uma mulher. Aos 86 anos, a japonesa Yayoi Kusama atraiu mais de 2 milhões de pessoas em toda a América do Sul e Central com a retrospectiva de seu trabalho, “Obsessão Infinita”.

Apenas no Brasil, Kusama atraiu mais de 1,2 milhão de visitantes em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A japonesa, que vive voluntariamente em uma instituição mental em Tóquio desde 1977, foi a artista que mais vista pelo público brasileiro nos últimos cinco anos.

Segundo levantamento divulgado pela publicação especializada “Art Newspaper”, 73% das mostras e galerias ainda cediam obras de artistas masculinos. Andy Warhol, Ellsworth Kelly e Jasper Johns tiveram sete exposições ao longo do período. A artista feminina com o maior número de exposições foi Kara Walker, com quatro.

O “Art Newspaper” afirmou, ainda, que artistas masculinos têm sete vezes mais chances de serem representados por grandes negociantes de arte de que as mulheres.

O sucesso de Kusama indica, no entanto, que o público tem grande abertura com as obras das mulheres. A segundo performance solo mais popular foi a retrospectiva de Marina Abramovic no MoMA, em Nova York. Uma média de 7 mil visitantes por dia compareceu ao Museu de Arte Moderna para conferir Abramovic sentada imóvel na galeria.

A artista sérvia está atualmente com a mostra “Terra Comunal” no Sesc Pompéia, em São Paulo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo