Topo

Escritora faz sucesso ao misturar "Crepúsculo", "50 Tons" e One Direction

Capa de "After - Depois da Verdade", de Anna Todd - Divulgação
Capa de "After - Depois da Verdade", de Anna Todd Imagem: Divulgação

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

21/03/2015 05h00

A americana Anna Todd era uma das milhões de adolescentes apaixonadas pelo casal Edward e Bella, da saga "Crepúsculo". Curtia cada detalhe do relacionamento dos personagens, mas se perguntava por que uma parte importante era deixada de fora: o sexo. "Quando li 'Crepúsculo', fiquei obcecada pelos personagens e comecei imaginar as cenas de sexo. Se você é adulto ou até adolescente, você sabe sobre sexo. Então por que deixar essa parte tão importante do relacionamento de fora?"

Todd, que completou 26 anos na última quinta (19), conquistou leitores do mundo inteiro após começar a escrever, meio na brincadeira, sobre um casal universitário que passa junto por diversas descobertas sexuais. As primeiras linhas foram escritas no Wattpad, uma rede social de livros, contos e poesias, onde a história já teve mais de 1 bilhão de acessos. Seus textos acabaram dando origem à série de livros "After", cujo segundo volume, "Depois da Verdade", chegou na última semana às livrarias brasileiras.

Sem perspectiva profissional, Anna começou a escrever em 2013 para afastar o tédio do trabalho de atendente que exercia no Texas. A mocinha da história, Tessa, é virgem e toda certinha, até conhecer Hardin, um dos alunos mais malcriados do campus --mas também o mais sexy. Cheio de tatuagens, piercings e dono de um corpo sarado, o personagem é inspirado em Harry Styles, um dos integrantes mais desejados do grupo britânico One Direction. O personagem até nasceu com o nome Harry, mas depois foi rebatizado para evitar problemas jurídicos.

Anna Todd

  • Jason Merritt/Getty Images

    Quando li 'Crepúsculo', fiquei tão obcecada pelos personagens e comecei imaginar as cenas de sexo. Se você é adulto ou até adolescente, você sabe sobre sexo. Então por que deixar essa parte tão importante do relacionamento de fora?

    Anna Todd

Fãs do One Direction chateados 

Com essa junção de "Crepúsculo", One Direction e pornô soft no estilo "Cinquenta Tons de Cinza", a primeira edição também fez sucesso no Brasil, onde já vendeu mais de 20 mil exemplares. No entanto, a história despertou a ira de alguns fãs da boy band, que chegaram a abrir uma petição contra a autora e seus livros. Para a criadora do abaixo-assinado, a  história é desrespeitosa com as mulheres ao criar um protagonista emocionalmente abusivo. A iniciativa, no entanto, conseguiu apenas 43 assinaturas.

"Eu acho que, se as pessoas lessem o livro e não ficassem apenas com os comentários do Twitter, veriam que Hardin é bem mais fraco que Tessa. É uma relação que não é saudável, mas acho que as pessoas deveriam estar aptas a ler sobre todo tipo de relacionamento, não apenas os felizes e românticos", disse ela.

O muso que inspirou o personagem nunca se pronunciou sobre os livros. Todd, por sua vez, diz fazer ideia do que Styles pensa sobre a série, mas prefere não dizer. "Eu sou fã em primeiro lugar e não acho que seria uma boa ideia contar isso para alguém. Acho que algumas coisas têm que permanecer privadas." 

Comparações com "Cinquenta Tons"
Mesmo sem os chicotes e algemas de "Cinquenta Tons de Cinza", a série é frequentemente comparada à saga de sucesso escrita por E.L James, que tem o milionário Christian Grey e Anastasia Steele, também virgem no início, como protagonistas. Todd diz que a leitura da série adulta a ajudou a expandir seu universo literário, que por muito tempo se limitou a séries juvenis. "Na época que me apresentaram a esses livros, eu só estava lendo coisas para jovens adultos. Eu adoro os livros dela, mas a comparação é muito intimidadora."

Assim como o sucesso de James, "After" também deve virar filme em breve. Em outubro de 2014, os direitos do livro foram comprados pelos estúdios Paramount. Diferentemente de James, Todd diz que não tem nenhuma experiência com a artes cinematográficas, mas que fará de tudo  para que a história do filme fique bem próxima da que vendeu tantos livros pelo mundo inteiro.