Topo

Exposição de Ron Mueck bate recorde de visitação na Pinacoteca

Do UOL, no Rio

22/02/2015 22h32

A exposição de Ron Mueck na Pinacoteca de São Paulo chegou ao fim neste domingo (22) e bateu recorde de visitação com 402.119 pessoas, que viram e fotografaram as esculturas do artista plástico australiano.

Com curadoria, de Hervé Chandès e Grazia Quaroni, as esculturas de Ron Mueck foram vistas por mais de 1 milhão de pessoas em seu tour internacional.

A Pinacoteca bateu todos os recordes, superando as marcas de 330 mil da Fundação Cartier em Paris, os 300 mil do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e os 180 mil visitantes da Fundação Proa de Buenos Aires.

Após três meses, a exposição trouxe para o espaço um público novo e interessado em arte e cultura, que formou longa fila na porta do museu.

"80% do público visitante nunca tinha vindo ao museu antes. Esta exposição contribuiu para desmistificar a ideia de um museu sagrado e antigo, apresentando-o como um espaço acessível, vivo, dinâmico e interativo", comemorou Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca.  

O recorde anterior de público na Pinacoteca pertencia a famosa exposição Auguste Rodin, Porta do Inferno apresentada em 2001 quando o museu recebeu 300 mil visitantes.

Foram exibidas nove obras de Mueck e o documentário "Still Life: Ron Mueck at Work" (2011-2013), que apresenta o trabalho do artista, que é realizado apenas com as mãos, sem utilizar recursos de computadores.

Entre as obras, três são inéditas e foram produzidas em 2013, especialmente para a mostra na América Latina. São elas "Woman with Shopping" (Mulher com as Compras), "Young Couple" (Jovem Casal) e a maior obra da exposição, "Couple Under a Umbrella" (Casal Debaixo do Guarda-Sol).

As outras seis esculturas foram feitas entre 2002 e 2009. Além de "Mask 2" é mostrada as famosa "Woman with Sticks" (Mulher com Galhos, 2009), "Man in a Boat" (Homem em um Barco, 2002), "Youth" (Juventude, 2009), "Still Life" (Natureza Morta, 2009) e "Drift" (À Deriva, 2009).