Topo

Após parada cardíaca, quadro de saúde de Tomie Ohtake é estabilizado

11.mar.2014 - A artista plástica Tomie Ohtake, que comemorou recentemente o centenário, foi uma das homenageadas do prêmio APCA  - Paduardo/AgNews
11.mar.2014 - A artista plástica Tomie Ohtake, que comemorou recentemente o centenário, foi uma das homenageadas do prêmio APCA Imagem: Paduardo/AgNews

Do UOL, em São Paulo

12/02/2015 09h51

Internada na UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a artista plástica Tomie Ohtake, 101, tem quadro estável, embora seu estado ainda continue grave. informou a assessoria de imprensa do Instituto Tomie Ohtake, na manhã desta quinta-feira (12).

Ohtake está internada desde 2 de fevereiro por causa de uma pneumonia. Ela receberia alta na terça-feira (10), quando engasgou no café da manhã, sofrendo uma broncoaspiração, seguida de uma parada cardíaca.

Nascida em 21 de novembro de 1913, em Kioto, no Japão, Tomie é considerada a dama das artes plásticas brasileiras.  Ela chegou ao Brasil em 1936 e só começou a pintar aos 40 anos. Conhecida pelo abstracionismo informal, pelo cromatismo vivaz e por suas esculturas públicas em grandes dimensões, a artista participou de oito edições da Bienal de São Paulo.

Em entrevista ao UOL, em seu centenário, ela afirmou que tinha dificuldade em perceber o tempo passar: "A gente trabalha e nem percebe que está ficando velho".