Topo

Museus estrangeiros proíbem os visitantes de usarem pau de selfie

O pau de selfie também é chamado de extensor, monopod e selfie stick - Getty Images
O pau de selfie também é chamado de extensor, monopod e selfie stick Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/02/2015 20h28

A moda do pau de selfie pode estar com os dias contados. Pelo menos em alguns lugares dos Estados Unidos e da Inglaterra. Grandes museus americanos e ingleses começaram a proibir o apetrecho com o objetivo de preservar as obras de arte e também evitar que o pau seja usado como arma. A informação foi publicada no site "Mashable". 

O pau de selfie já está proibido no museu de Belas Artes de Boston, no museu de Arte Moderna de Nova York, no Cooper-Hewitt Design museum, no Dia: Beacon museum, e em algumas galerias internas do Getty Center e Getty Villa, na Califórnia. O Metropolitan Museu of Art também está considerando a proibição. 
 
Na Inglaterra, alguns clubes de futebol temem que as varas possam ser usadas em brigas. "Já observamos que o 'selfie stick' pode ser usado como arma ofensiva", disse Elaine Sigrist, do clube Arsenal, que baniu em janeiro o gadget no Emirates Stadium, em Londres.
 
No museu, por outro lado, a preocupação é com a violência não intencional. "Sou pró-selfie, não pró-pau de selfie", diz Sree Sreenivasan, diretor digital do Met. "Estou preocupado com a segurança do visitante e a proteção da nossa arte. Então nós estamos considerando todas as opções", disse. 
 
A preocupação dos museus é que um visitante desatento esbarre com o pau de selfie em uma obra de arte e a danifique sem querer. Mesmo antes do apetrecho entrar na moda, os museus já enfrentavam problemas com visitantes desatentos. Em 2006, por exemplo, no Fitzwilliam Museum, em Cambridge, na Inglaterra, um homem caiu de uma escada e destruiu totalmente três vasos Qing.