Topo

Autora de "O Sol É para Todos" lançará continuação do livro após 55 anos

A escritora Harper Lee, em foto de 2007 - Rob Carr/AP
A escritora Harper Lee, em foto de 2007 Imagem: Rob Carr/AP

Do UOL, em São Paulo

03/02/2015 14h55

Harper Lee, autora reclusa do best-seller “O Sol É para Todos”, publicará um romance no segundo semestre deste ano, anunciou a editora Harper nesta terça-feira (3). As informações são do site do jornal "The New York Times".

O livro, que terá o título de “Go Set a Watchman”, foi concluído no meio dos anos 1950 e trará a personagem Scout Finch, a narradora de “O Sol É para Todos”, crescida e se recordando de sua infância. O romance também contará com outros personagens do best-seller de Lee, como o advogado Atticus, pai de Scout, que, em “O Sol É para Todos”, defende um homem negro acusado de estuprar uma jovem branca –o personagem acabou se tornando um modelo de ética para advogados no mundo inteiro.

Sol - Reprodução - Reprodução
Capa da edição brasileira de "O Sol É para Todos"
Imagem: Reprodução

Em uma declaração divulgada pela editora, Lee, hoje com 88 anos, disse que ela escreveu “Go Set a Watchman” primeiro, mas um editor lhe pediu que reescrevesse o romance  da perspectiva da personagem Scout. Esse livro se tornou “O Sol É para Todos”, um clássico que vendeu mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo, após ter sido lançado em 1960.

Em 1962, “O Sol É para Todos” também foi adaptado para o cinema. O filme homônimo, que trazia Gregory Peck no papel de Atticus, ganhou três Oscars, inclusive o de melhor ator para Peck.

Lee nunca publicou o outro livro. Ela disse na declaração que pensava que a versão anterior da obra havia sido perdida ou destruída. “Eu era uma escritora estreante, então eu fiz o que me mandaram”, ela disse. “Eu não tinha percebido que o livro havia sobrevivido, então fiquei surpresa e contente quando minha querida amiga e advogada Tonja Carter o descobriu. Depois de pensar e hesitar muito, eu o dividi com um punhado de pessoas em quem confio e fiquei satisfeita ao ouvir que elas consideraram que o livro devia ser publicado. Eu estou honrada e maravilhada com a publicação deste romance depois de todos esses anos.”

A editora HarperCollins planeja lançar 2 milhões de cópias do novo livro. O romance se passa durante os anos 1950, em Maycomb, no Alabama, quando Scout retorna de Nova York para visitar Atticus.