Topo

Livros e HQs

Poetas de Brasília tiram a roupa em calendário para financiar livro

Edgard Matsuki

Do UOL, em Brasília (DF)

28/01/2015 16h57

Com o mercado editorial concentrado em nomes conhecidos, um coletivo de 15 poetas do Distrito Federal resolveu apostar em uma forma diferente para conseguir publicar suas obras: eles tiraram a roupa e fizeram um calendário, cuja renda será usada para financiar uma coletânea de poesias dos artistas do coletivo Lounge Poético.

Com as imagens inspiradas na obra do artista britânico Banksy, o calendário do projeto Poesia Nua conta com as fotos dos autores (que têm de 19 a 61 anos) nus, versos criados por eles e artes gráficas de Marina Mara (que produziu o projeto e é a modelo do mês de março).

Marina conta que a ideia surgiu da insatisfação dos poetas com a forma em que as editoras e os editais públicos de cultura selecionam os trabalhos. “Estávamos em um encontro e vimos muita reclamação sobre as dificuldades de se publicar. No meio da conversa, eu falei de brincadeira que só tirando a roupa mesmo. Depois, pensei: e por que não?”.

A partir daí, os artistas buscaram o apoio de fotógrafos e empresas para produzir o material. “Como tínhamos quinze modelos, fizemos os doze meses do ano, uma capa, contracapa e página de créditos”, explica Marina.

A ideia parece ter funcionado. Apenas na noite de lançamento, nesta terça-feira (27), todos os cem calendários da primeira tiragem foram vendidos, e o projeto já recebeu mais encomendas.

Marina também diz que foi procurada até por editoras interessadas em publicar os trabalhos do grupo. “Sem dúvidas, o calendário ajudou não só com fundos como também como uma forma de divulgação para o livro que será lançado”, aponta.

A poeta diz que o Poesia Nua pode servir como exemplo para artistas buscarem novas formas de financiamento e publicação. “É preciso pensar em alternativas às que estão aí, muitas fadadas ao fracasso. Literalmente, nos desnudamos das formas tradicionais no projeto”, diz.

O calendário com as imagens dos artistas está à venda por R$ 20. As novas tiragens podem ser encomendadas na página do Facebook do coletivo Lounge Poético ou da própria Marina Mara.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!