Aquarela pintada por Hitler é leiloada por R$ 410 mil na Alemanha
Uma aquarela que representa a velha cidade de Munique, que acredita-se que tenha sido pintada por Adolf Hitler, foi vendida por 130 mil euros (cerca de R$ 410 mil), em um leilão na Alemanha neste sábado (22). A informação é da agência Associated Press.
Kathrin Weidler, diretora da casa de leilões Weider, em Nuremberg, disse que a pintura atraiu compradores dos quatro continentes e foi arrematada por uma pessoa do Oriente Médio, cuja identidade ela se recusou a revelar.
Segundo a casa de leilões, a aquarela é uma das cerca de 2.000 pintadas por Hitler. Acredita-se que ela tenha sido pintada em 1914, quando o ditador nazista estava se esforçando para ganhar a vida como um artista, duas décadas antes de ele conquistar o poder.
Era esperado que a pintura chegasse ao valor de 50 mil euros. Ela foi vendida por duas irmãs idosas cujo avô adquiriu o quadro em 1916.
Ainda de acordo com a casa de leilões, é comum pinturas de Hitler virem à tona, mas o local informou que a tela, de 28 cm por 22 cm, também inclui a nota orginal de venda e uma carta assinada por Albert Bormann, ajudante de Hitler e irmão de seu secretário pessoal, Martin Bormann.
O texto da carta diz que o proprietário da tela na era nazista mandou uma foto da pintura para o escritório de Hitler, perguntando sobre sua procedência. Bormann escreve que a aquarela parece ser “um dos trabalhos do Fuehrer”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.