Topo

Escritores cedem nomes de personagens para leilão de caridade

O escritor britânico Ian McEwan participa de entrevista coletiva na Flip 2012, em Paraty - Horácio Moreira/Divulgação
O escritor britânico Ian McEwan participa de entrevista coletiva na Flip 2012, em Paraty Imagem: Horácio Moreira/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/10/2014 13h05

Escritores da literatura mundial estão oferecendo nomes de personagens em um leilão de caridade, em Londres. Margaret Atwood, Ian McEwan, Julian Barnes, Zadie Smith e Will Auto toparam ceder nomes de personagens de seus próximos projetos para os leitores que arrebatarem a oferta no leilão. O objetivo é angariar verbas para uma instituição que fornece apoio e tratamento as sobreviventes de tortura.

Segundo o “The Guardian”, Tracy Chevelier, por exemplo, está oferecendo a uma leitora a chance de ser imortalizada como personagem principal de seu próximo romance. “Tenho nas mãos, em aberto, um lugar no meu novo romance para a Senhora – [seu sobrenome], uma durona proprietária de uma casa de pensão, em 1850, na era do Ouro, em São Francisco”, contou a autora. “A primeira coisa que ela diz para o herói é: ‘não passe mal nas minhas escadas. Se você vomitar no chão, você está fora’”.

Crítico das religiões, McEwan avisou para os potenciais compradores esquecerem das “promessas religiosas do mundo”. Para ele, o leilão “oferece a oportunidade real de vida após a morte”.

Enquanto isso, Atwood coloca a disposição duas opções: aparecer em uma novela, em que está trabalhando atualmente, ou na releitura de “A Tempestadade”, de William Shakespeare, que será publicada em 2016.

Não é a primeira vez que autores de grande repercussão cedem os nomes dos personagens para leilão. Em 2005, o eBay ofereceu a oportunidade de dar nome a personagens escritos por Stephen King , John Grisham, Dave Eggers e Michael Chabon. O vencedor desembolsou US $ 25 mil (R$ 65 mil) para dar nome ao assassino de zumbis Ray Huizenga no livro “Celular” (2006).

O leilão será realizado pelo Royal Institution da Grã-Bretanha no dia 20 de novembro. Os lances podem ser enviados on-line a partir do dia 5 do mesmo mês.