Topo

Autor brasileiro de 1.500 livros tem perfil apagado no Facebook e passa mal

O escritor R. F. Lucchetti entre suas obras: Perfis com milhares de amigos apagados do Facebook após matéria no NY Times - Divulgação
O escritor R. F. Lucchetti entre suas obras: Perfis com milhares de amigos apagados do Facebook após matéria no NY Times Imagem: Divulgação

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 12h32

"Me sinto como Sandra Bullock naquele filme 'A Rede'", descreve o escritor R. F. Lucchetti, citando o longa de 1995 no qual a personagem da atriz tem os dados de sua vida apagados ao se envolver em uma trama de espionagem. Isso porque, recentemente, o autor teve o seu perfil no Facebook excluído pelo site e ainda não conseguiu saber qual foi o motivo. "É como se tivessem apagado a minha existência."

Mestre brasileiro de ficção pulp e autor de mais de 1.500 livros, 300 HQs e 25 roteiros de cinema, R. F. Lucchetti foi recentemente "redescoberto" ao entrar na rede social após quase duas décadas de ostracismo. O escritor, que trabalha principalmente com os gêneros horror e policial, reencontrou fãs e se tornou ativo no Facebook, conversando, postando capas antigas de suas obras, enigmas e contos, além de relançar livros com um selo próprio criado por uma editora. No último fim de semana, uma matéria sobre Lucchetti apareceu até mesmo na capa do jornal "The New York Times", que definiu o escritor brasileiro como "fábrica humana de ficção pulp" e "herói cult".

A lua de mel com a internet se abalou no dia 20, quando seu perfil na rede social, que já reunia quase 4.000 seguidores, foi retirado do ar misteriosamente. Ele então criou um novo perfil, que, na noite do dia 21, também foi apagado. Com 84 anos de idade, isso deixou o escritor tão abalado, que ele teve um mal súbito e precisou ser medicado. "Eu tenho uma certa idade e problemas cardíacos, o médico pediu para evitar emoções ou fazer exercícios. Isso me pegou de repente", contou Lucchetti, que sentiu dores no peito.

Sem entender muito de internet, Lucchetti tinha o seu perfil na rede social administrado por seu filho, Marco Aurélio Lucchetti, que tentou entrar em contato com o Facebook, mas não obteve nenhuma resposta. "Até hoje tentamos pegar uma posição de por que isso aconteceu, eles [Facebook] simplesmente não respondem nenhuma pergunta por e-mail", disse Marco Aurélio. "Só queremos uma satisfação sobre por que o perfil foi tirado do ar. Foram muitas postagens, e consideraram SPAM? Foi pelo nome dele começar com R. F.? Aconteceu alguma denúncia por serem textos e imagens de horror? Isso pode acontecer de novo? Não sabemos nada." Procurado pelo UOL, que entrou em contato com sua assessoria de imprensa, o Facebook respondeu que faria uma pesquisa para entender o que aconteceu, mas não informou quanto tempo isso levaria e não deu nenhuma resposta até a publicação desta reportagem.

Com um terceiro perfil criado, Lucchetti continua usando o Facebook à sua maneira "analógica", digitando na máquina de escrever seus contos e comentários e entregando as folhas para Marco Aurélio "passar para o computador", mas está com medo da possibilidade de ser "apagado da rede" novamente a qualquer momento.

"Chega uma idade em que os sonhos vão acabando, e eu estava me sentindo de novo com 20 anos devido a esse novo contato com as pessoas", falou Lucchetti, cujo terceiro perfil já recuperou 500 amigos até esta sexta-feira (24). "Foi como tirar um brinquedo de uma criança. Eu tinha algo que eu nem acreditava. Eu sou agradecido pelas manifestações de carinho que estou recebendo [pelo Facebook], mas fico sem saber o que responder. Agora estou muito abatido e triste."