Topo

Maior retrospectiva de Dalí no Brasil ganha versão exclusiva em São Paulo

Carlos Minuano

Do UOL, em São Paulo

18/10/2014 22h47

A maior retrospectiva da obra do mestre do surrealismo Salvador Dalí na América Latina chega a São Paulo, em versão exclusiva. Cinco obras complementam a mostra no Instituto Tomie Ohtake, entre elas “O espectro do Sex-Appeal”, que retrata um dos temas principais da iconografia daliniana, o terror em relação à sexualidade.

Além do conhecido universo fantástico do artista, cheio de relógios derretidos, corpos transformados, e outros símbolos e elementos estranhos, as múltiplas faces do artista espanhol são destaques da exposição que abre neste domingo, 19.

“O público poderá conhecer também o Dali ilustrador, escritor, publicitário, cineasta”, disse ao UOL, a curadora da mostra, Montse Aguer, diretora do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Dali, durante abertura para convidados na manhã deste sábado, 18.

Entre as pérolas dessa produção diversa, ilustrações para obras-primas da literatura, como “Don Quixote”, “Fausto”, “Alice no País das Maravilhas” e “O Velho e o Mar”.

No total, a exposição traz 218 obras, entre elas 24 pinturas, 135 trabalhos de desenho e gravura, 40 documentos, 15 fotografias e quatro filmes, de três coleções mais importantes, da Fundação Gala-Salvador Dali e Museu Reina Sofia, na Espanha, e do Museu Salvador Dali, nos EUA.
Variedade das obras, que vão desde a produção na década de 1920 até seus últimos trabalhos, permite um mergulho inédito no mundo de Dali, ressalta a curadora.

“Essa seleção mostra nuances na evolução técnica, recursos, ferramentas, referências ideológicas, simbolismos, influências, e também as transformações decorrentes de seus questionamentos da realidade e de suas buscas no misticismo, religião e ciência”, disse ela.

A exposição que chega agora a São Paulo passou pelo CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio de Janeiro, e foi um sucesso de público por lá. “A força da obra de Dali nos dias atuais está relacionada, sobretudo, com sua ruptura dos limites entre a alta cultura e cultura de massas”, comenta Aguer.

Fase americana e trabalho no cinema

Organizar a mostra de Salvador Dali não foi tarefa simples, garante Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake. “Tivemos que negociar com várias instituições e colecionadores, eu não imaginava que fosse tão difícil”.

Emperrava as negociações principalmente os valores pedidos por colecionadores e detentores do direito das obras. “Cifras surreais”, brinca Ohtake. “Mas acontece também com outros artistas, nesse ponto, todos viram surrealistas”, completa.

Ele destaca na exposição, a presença de obras da fase americana de Dali. “Durante a Segunda Guerra, ele viveu uns oito anos nos EUA, tudo que pintava um colecionador comprava”, conta.

Além de exibir uma seleção de alto nível do trabalho de Dali, o público poderá ainda conferir cenas de filmes produzidos por ele, como a do antológico “O Cão Andaluz” (1931), dirigido junto com Luís Buñuel.

O diretor do MIS e proprietário do Cine Belas Artes, André Sturm, que entende do assunto, foi conferir a exposição neste sábado. E aprovou.“Sou fã desde a adolescência, quando estive na Europa e comprei uma reprodução que foi parar na parede do meu quarto”, revela.

Para ele, o melhor da exposição é mostrar a diversidade do talento de Dali. “É um grande painel sobre ele, tem até uns comerciais em que ele atuou, além de artista era um marqueteiro genial”.

Continua após publicidade

Serviço
Exposição: Salvador Dalí
Quando: Visitação de 19 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015. De terça a domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros. Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela
Quanto: Entrada gratuita por sistema de senhas.
Distribuição das 10h às 18h (terça a domingo) na entrada do Instituto Tomie Ohtake; no máximo duas senhas por pessoa, com opção a três horários de visitação, 11h, 14h e 17h, e somente para o dia em que forem retiradas; última entrada, às 18h.

São Paulo recebe a maior retrospectiva latino-americana de Salvador Dalí

4 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

SeAraujo

Reportagem incompleta. Cadê o serviço, UOL? Depois reclamam que ninguém está lendo e que precisam aumentar a receita publicitária...

Laura sis

PELO AMOR DE DEUS.... HORARIOS, DIAS , ENDEREÇO LOCAL PREÇO????????????????

publicidade