Maior retrospectiva de Dalí no Brasil ganha versão exclusiva em São Paulo
A maior retrospectiva da obra do mestre do surrealismo Salvador Dalí na América Latina chega a São Paulo, em versão exclusiva. Cinco obras complementam a mostra no Instituto Tomie Ohtake, entre elas “O espectro do Sex-Appeal”, que retrata um dos temas principais da iconografia daliniana, o terror em relação à sexualidade.
Além do conhecido universo fantástico do artista, cheio de relógios derretidos, corpos transformados, e outros símbolos e elementos estranhos, as múltiplas faces do artista espanhol são destaques da exposição que abre neste domingo, 19.
“O público poderá conhecer também o Dali ilustrador, escritor, publicitário, cineasta”, disse ao UOL, a curadora da mostra, Montse Aguer, diretora do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Dali, durante abertura para convidados na manhã deste sábado, 18.
Entre as pérolas dessa produção diversa, ilustrações para obras-primas da literatura, como “Don Quixote”, “Fausto”, “Alice no País das Maravilhas” e “O Velho e o Mar”.
No total, a exposição traz 218 obras, entre elas 24 pinturas, 135 trabalhos de desenho e gravura, 40 documentos, 15 fotografias e quatro filmes, de três coleções mais importantes, da Fundação Gala-Salvador Dali e Museu Reina Sofia, na Espanha, e do Museu Salvador Dali, nos EUA.
Variedade das obras, que vão desde a produção na década de 1920 até seus últimos trabalhos, permite um mergulho inédito no mundo de Dali, ressalta a curadora.
“Essa seleção mostra nuances na evolução técnica, recursos, ferramentas, referências ideológicas, simbolismos, influências, e também as transformações decorrentes de seus questionamentos da realidade e de suas buscas no misticismo, religião e ciência”, disse ela.
A exposição que chega agora a São Paulo passou pelo CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio de Janeiro, e foi um sucesso de público por lá. “A força da obra de Dali nos dias atuais está relacionada, sobretudo, com sua ruptura dos limites entre a alta cultura e cultura de massas”, comenta Aguer.
Fase americana e trabalho no cinema
Organizar a mostra de Salvador Dali não foi tarefa simples, garante Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake. “Tivemos que negociar com várias instituições e colecionadores, eu não imaginava que fosse tão difícil”.
Emperrava as negociações principalmente os valores pedidos por colecionadores e detentores do direito das obras. “Cifras surreais”, brinca Ohtake. “Mas acontece também com outros artistas, nesse ponto, todos viram surrealistas”, completa.
Ele destaca na exposição, a presença de obras da fase americana de Dali. “Durante a Segunda Guerra, ele viveu uns oito anos nos EUA, tudo que pintava um colecionador comprava”, conta.
Além de exibir uma seleção de alto nível do trabalho de Dali, o público poderá ainda conferir cenas de filmes produzidos por ele, como a do antológico “O Cão Andaluz” (1931), dirigido junto com Luís Buñuel.
O diretor do MIS e proprietário do Cine Belas Artes, André Sturm, que entende do assunto, foi conferir a exposição neste sábado. E aprovou.“Sou fã desde a adolescência, quando estive na Europa e comprei uma reprodução que foi parar na parede do meu quarto”, revela.
Para ele, o melhor da exposição é mostrar a diversidade do talento de Dali. “É um grande painel sobre ele, tem até uns comerciais em que ele atuou, além de artista era um marqueteiro genial”.
Serviço
Exposição: Salvador Dalí
Quando: Visitação de 19 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015. De terça a domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros. Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela
Quanto: Entrada gratuita por sistema de senhas.
Distribuição das 10h às 18h (terça a domingo) na entrada do Instituto Tomie Ohtake; no máximo duas senhas por pessoa, com opção a três horários de visitação, 11h, 14h e 17h, e somente para o dia em que forem retiradas; última entrada, às 18h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.