Topo

Estrela da Broadway, atriz Marian Seldes morre aos 86 anos

13.jun.2014 - Atriz Marian Seldes recebe prêmio pelo conjunto da obra no Tony Awards - Gary Hershorn/Reuters
13.jun.2014 - Atriz Marian Seldes recebe prêmio pelo conjunto da obra no Tony Awards Imagem: Gary Hershorn/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

07/10/2014 11h15

A atriz Marian Seldes, uma das grandes estrelas da Broadway, morreu aos 86 anos. Seu irmão, Timothy Seldes, informou que ela foi vítima de uma doença prolongada.

"É com profunda tristeza que compartilho a notícia de que minha querida irmã Marian Seldes morreu", disse ele em um comunicado. "Ela era uma mulher extraordinária, cujo grande amor pelo teatro, ensino e atuação foi superado apenas pelo seu profundo amor por sua família".

Seldes teve cinco indicações ao Tony, vencendo o prêmio na primeira, em 1967, por seu papel coadjuvante em "A Delicate Balance”, do dramaturgo Edward Albee, com o qual ela teve uma longa parceria. Ela também apareceu em outras produções dele, como "The Play About the Baby", "Tiny Alice", "Counting the Ways" e "Three Tall Women".

Nascida e criada em Manhattan, um dos distritos de Nova York, Marian garantiu um lugar no Livro dos Recordes, por sua participação na peça “Deathtrap”, de Ira Levin, de 1978 a 1982 sem faltar a uma única apresentação. Também teve alunos famosos na Juilliard, como Viola Davis, Kevin Spacey, Christopher Reeve e Robin Williams.

Ela recebeu o prêmio honorário Tony Lifetime Achievement em 2010 por sua contribuição ao teatro. Ao subir ao palco para recebê-lo, ela colocou a mão sobre o coração, posou para as luzes que iluminavam o palco e saiu sem falar uma palavra. Ela depois explicou. “Eles disseram que eu deveria ser breve, então eu decidi não dizer nada."

A influência de Marian no teatro norte-americano e no mundo do entretenimento estendeu-se a seu trabalho como uma renomada professora de artes cênicas na famosa Juilliard, e depois como professora-adjunta na Universidade Fordham.

Em 1995, quando fez 50 anos de carreira, foi introduzida no Hall da Fama do Teatro. Sua última participação no teatro foi na peça "Deuce", de Terrence McNally, de 2007. Ela também atuou na cinema e na TV, como em "Esqueceram de Mim 3" e "Sex and the City".

Seldes se casou duas vezes. Seu último marido, o diretor e roteirista Garson Kanin morreu em 1999. Seguindo a vontade da atriz, não será realizado funeral.


*Com informações da Reuters