Topo

Espetáculo em São Paulo é acusado de plagiar "Tangos & Tragédias"

Público apontou similaridades entre os espetáculos "Let"s Duet" e "Tangos & Tragédias" - Reprodução
Público apontou similaridades entre os espetáculos "Let's Duet" e "Tangos & Tragédias" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/09/2014 12h50

Um espetáculo, recém-estreado em São Paulo, tem causado polêmica por supostamente ser um plágio. “Let’s Duet - Homenagem a Malitchewsky”, em cartaz no Teatro Tuca, desde o dia 3 de setembro, tem sido apontada como cópia do musical “Tangos & Tragédias”, espetáculo criado pelos atores e músicos gaúchos Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, morto em fevereiro.

Existe certa semelhança física entre os personagens, além dos figurinos, do cabelo penteado para cima e dos instrumentos característicos. O espetáculo gaúcho, que ficou quase 30 anos em cartaz, segue o maestro Pletskaya (Nico), sempre acompanhado de acordeon e piano, e o violinista Kraunus Sang (Hique) que fogem de um país fictício chamado Sbórnia.  Em “Let’s Duet”, dois aprendizes fazem tributo pela morte do maestro Dobromier Malitchewsky, com humor e drama.

Ainda sem ter assistido ao espetáculo, Hique Gomez também identificou similaridades nos hits do pop tocados em forma de música clássica, como Nico Nicolaiewsky fazia em seu show solo. “Se fosse uma homenagem engraçada que trouxesse conscientemente algum conforto para os amigos e família que perderam o grande artista, seria elegante, mas por enquanto não parece isso”, rebateu Gomez, no Facebook.

Veja trecho de "Tangos & Tragédias"

Similaridades no processo criativo
Em nota divulgada página do “Let’s Duet”, a equipe defende que o visual de seus personagens é inspirado nas criações do cineasta Tim Burton. “As figuras similares as de Tangos & Tragédias aconteceram por coincidência, por tratarem de universos parecidos. Jamais ‘plagiaríamos’ o trabalho de Tangos & Tragédias, seria uma atitude muito ingênua, plagiar e imaginar que ninguém perceberia sendo Tangos & Tragédias um espetáculo tão conhecido e com tanto tempo de existência”, afirma a nota.

Eles ainda apontam que os personagens de “Let’s Duet” não interagem com o público, diferente de Pletskaya e Kraunus Sang. “Bom, se nunca viram e não tinham ouvido falar e não tinham intenção de copiar e de receber mais notoriedade por isso do que pelo seu trabalho, o qual não conheço e por isso respeito, está aí criado espontaneamente um jogo dos sete erros. Certamente haverão (sic) muitas diferenças, mas por enquanto as semelhanças chamam mais atenção”, escreveu Gomez.

A equipe de “Let’s Duet” afirmou que a equipe entrou em contato com Hique Gomez para explicar que as similaridades decorreram de uma característica do processo criativo, e o convidou para assistir à peça. “Envolvidos em nossa criação, erramos em não perceber o quanto ficamos parecidos com eles. Por isso pedimos desculpas a todos os fãs, admiradores e ao Tangos & Tragédias”, diz a nota.