Topo

HQ dá vida aos personagens das músicas de Adoniran Barbosa

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

07/08/2014 07h00

Adoniran Barbosa não escrevia apenas músicas, mas histórias. Ele foi tanto um sambista quanto um contador de causos, cronista de uma São Paulo antiga com seus personagens, tragédias e alegrias. A HQ "Quaisqualigundum", lançada pelo selo Dead Hamster Comics, cria narrativas em cima dessas histórias de bebedeiras, dominó, bairros, sambas e amores perdidos.

Para fãs do músico, a obra é um prato cheio. É como ver os bastidores nunca revelados das músicas de Adoniran. Por que Inês largou Mané em "Apaga o Fogo Mané"? A história "Mané e Marinez" mostra um homem altruísta tão preocupado em ajudar aos próximos que esquecia de dar atenção a quem lhe era mais importante.

Há também uma versão de "Samba do Arnesto", aquele que combinou de encontrar o pessoal e não apareceu, e da "Saudosa Maloca" que serve de abrigo a três amigos antes de ser destruída.

Imagem de "Quaisqualigundum" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os causos ganham vida tanto com o roteiro de Roger Cruz como a arte de Davi Calil. O traço mostra grande atenção para detalhes como a arquitetura que ainda hoje encontramos no centro de São Paulo, e até mesmo os trechos menos realistas --em particular aqueles feitos em aquarela-- ajudam a dar uma atmosfera particular à HQ.

"Quaisqualigundum" é claramente uma obra para quem já é fã de Adoniran, uma vez que quem não conhece as letras do sambista paulistano pode não captar as referências diversas, como saber quem é Joca e Mato Grosso, os célebres personagens da "Saudosa Maloca". O próprio nome do livro é uma alusão ao refrão de "Trem das Onze".

Mas a HQ traz um bom post-fácio biográfico para introduzir os neófitos, incluindo um texto do rapper Emicida sobre a relação do samba de Adoniran --que, como toda arte popular, demorou a ser considerado cultura séria-- com manifestações modernas como o hip-hop.

O quadrinho é um trabalho que faz você cantarolar as músicas de Adoniran Barbosa quando lê e querer ouvi-las de novo depois de terminar.

Imagem da HQ "Quaisqualigundum", que recria personagens das músicas de Adoniran Barbosa - Divulgação - Divulgação
Os personagens Mato Grosso, Doni e Joca na HQ "Quaisqualigundum"
Imagem: Divulgação