Topo

Yoko Ono, Courtney Love e outras artistas apoiam escola online para garotas

Do UOL, em São Paulo

28/07/2014 15h44

Várias mulheres representantes do mundo da música, do cinema e das artes em geral se uniram para apoiar um projeto no Kickstarter --maior site de financiamento coletivo do mundo-- para lançar a School of Doodle (escola de esboços, em livre tradução), espécie de colégio gratuito online para garotas adolescentes, informa a edição da revista “Rolling Stone” americana.

Courtney Love, vocalista da banda Hole e viúva de Kurt Cobain; Kim Gordon, ex-baixista do Sonic Youh; a cantora e compositora Cat Power, o grupo punk russo feminino Pussy Riot, a cantora pop australiana Sia e Yoko Ono estão entre as que fizeram contribuições para a iniciativa ou se ofereceram para dar uma aula. A artista Jenny Holzer, a comediante Sarah Silverman, a escritora Susan Orlean e as atrizes Lil Taylor, Natasha Lyonne e Samira Wiley também apoiaram o projeto.

Os organizadores da campanha explicam em um vídeo que “a imaginação de uma garota é um direito e um privilégio” e que o objetivo da escola é proteger esse direito para as gerações futuras de homens e mulheres. “Nossa missão é mudar o jeito que as garotas se valorizam e ensiná-las a serem barulhentas”, diz a campanha. “Nossa visão é um mundo no qual as garotas não pedem permissão. Nosso objetivo é promover e proteger a imaginação das garotas”. A escola define “serem barulhentas” como algo similar a elas terem confiança para falar e defender os seus pontos de vista. Veja o vídeo acima:

A escola online oferecerá lições gerais. Também haverá aulas mais específicas, como a de Kim Gordon, que ensinará as alunas a escrever canções de três acordes. O projeto ainda vai recompensar as alunas com “doodle dólares”. Há ainda prêmios menores, como camisetas e livros de colorir ou esboços desenhados por celebridades.

A escola busca US$ 75 mil para ser lançada e, até esta segunda-feira (28), já havia conseguido US$ 48 mil.