Topo

Luciano Amaral elege a árvore como o melhor da mostra do "Rá-Tim-Bum"

Luciano Amaral

Especial para o UOL

26/07/2014 05h00

Apresentador e ator, Luciano Amaral escreveu a convite do UOL suas impressões sobre a exposição comemorativa de 20 anos do "Castelo Rá-Tim-Bum", em cartaz no MIS, em São Paulo.

Luciano viveu o personagem Pedro do seriado "Castelo Rá Tim Bum", que foi ao ar pela primeira vez no dia 9 de maio de 1994, na TV Cultura. Pedro foi o mais esperto e intelectual da turma. Sempre com boas ideias para brincadeiras ou para desvendar os mistérios que surgiam em cada episódio. 
 
O ator esteve na abertura da mostra que ficará em cartaz até o dia 12 de outubro e, que em uma semana, já atingiu a marca de 10 mil visitantes. Ele relata o que sentiu ao reviver o cenário da série e dá dicas para quem está programando a visita.
 
O que mais me chamou atenção na exposição do Castelo Rá-tim-bum foi o cuidado e dedicação com a qual ela foi organizada. Nunca na história do Castelo Rá-tim-bum tivemos uma exposição tão bacana e completa como essa, algo merecido, em se tratando de um programa tão especial como esse. Acredito que a maioria das pessoas que assistiram ao programa irão curtir a exposição, mas é claro que pra nós que o fizemos, ela tem um significado ainda mais especial.
 
Só para se ter uma idéia, na exposição, as pessoas podem conferir figurinos originais dos personagens, assistir vídeos com depoimentos dos profissionais envolvidos no projeto, ler e conferir anotações e materiais de pesquisa da equipe criativa, entrar no quarto do Nino através da porta giratória (SIM, eles recriaram essa parte do Castelo), conferir fotos e tirar fotos, e claro, visitar quase todos espaços do Castelo.
Luciano Amaral interpretava Pedro no "Castelo Rá-Tim-Bum" - Divulgação/Reprodução - Divulgação/Reprodução
Luciano Amaral interpretava Pedro no "Castelo Rá-Tim-Bum"
Imagem: Divulgação/Reprodução
Bom, por falar em fotos não poderia deixar de citar alguns destaques da exposição. Deixe sua máquina preparada para os mínimos detalhes, mas o primeiro destaque é justamente na porta do Castelo. Quem nunca quis responder a senha e adentrar a esse mundo mágico? Pois além da porta, você irá se deparar logo de cara com porteiro dando as boas vindas aos visitantes. Outro lugar que merece uma foto e onde passávamos boa parte do tempo gravando é na biblioteca do Gato Pintado. Além de conferir alguns objetos originais utilizados nas gravações, você verá uma reprodução super fiel do cenário como um todo. Mais uma vez saque sua máquina e tire uma selfie com o próprio Gato Pintado, que além de tudo fala com a voz original do Fernando Gomes, manipulador do Gato Pintado, do relógio e do Fura-Bolos. E pra mim o lugar mais incrível da exposição e do próprio Castelo, e que merece muito mais que uma foto,  é a árvore que foi reconstruída em seus mínimos detalhes, inclusive com a casinha dos passarinhos, e claro, também com a Celeste.
 
Pra mim o mais legal mesmo é poder conferir o material de making of, principalmente aqueles que são de pré-produção, antes do Castelo realmente se concretizar. E se pudesse destacar algo, fico com as análises dos roteiros, onde podemos ver e ler a discussão dos criadores e roteiristas à respeito do que iria ser gravado ou não. A semente, o comecinho, o nascimento desse projeto tão especial para a televisão brasileira.
 
Se sinto saudades de tudo? Não, pois vivi o Castelo e o vivo até hoje todos os dias da minha vida, seja na abordagem das pessoas na rua ou ao me deparar com o programa sendo reprisado na Tv. O que sinto em relação à exposição e tudo isso? Só orgulho. Orgulho de ter sido um privilegiado de ter participado do projeto, e ter pra sempre meu nome na história dessa televisão brasileira, que hoje padece de programas infantis tão bons quanto os do passado.
 
 
*Luciano Amaral é apresentador, ator, diretor e dublador. Ficou conhecido pelo seu personagem Lucas Silva e Silva do seriado "Mundo da Lua" e Pedro do seriado "Castelo Rá Tim Bum", ambos na TV Cultura. Atualmente apresenta o programa "MOK" na Play TV