Topo

Autor de "O Pequeno Grande Homem", Thomas Berger morre aos 89 anos nos EUA

Dustin Hoffman em cena de "O Pequeno Grande Homem", longa inspirado na obra de Thomas Berger - Reprodução
Dustin Hoffman em cena de "O Pequeno Grande Homem", longa inspirado na obra de Thomas Berger Imagem: Reprodução

Do UOL, em São PAulo

22/07/2014 15h59

O escritor norte-americano Thomas Berger, autor do influente romance "O Pequeno Grande Homem", adaptado para o cinema em 1970, morreu no últmo dia 13 de julho, em Nova York, aos 89 anos. As informações são do jornal “The New York Times”.

Segundo a agente do escritor, Christina Concepcion, ele morreu no hospital Nyack, após meses de saúde debilitada.

Berger ganhou notoriedade em 1964, após lançar "O Pequeno Grande Homem", com uma nova visão sobre o Oeste americano. A história seria sucesso de bilheteria em 1970, no filme dirigido por Arthur Penn, com Dustin Hoffman como protagonista.

Sucesso de crítica e público, o autor marcou época por renovar a chamada “novela picaresca”, em que personagens de histórias sérias ganham toques satíricos e humorísticos. Outras de suas obras, "Neighbours" e "Encontro Maligno”, também viraram filmes, em 1981 e 2012.

Em 1965, Berger recebeu os prêmios Richard e Hinda Rosenthal, do Instituto de Artes e Letras dos Estados Unidos, e Heritage, ambos por “O Pequeno Grande Homem". Em, 1984, foi nomeado ao Prêmio Pulitzer, por "The Feud", mas perdeu para "Ironweed", de William Kennedy.