Topo

Com insuficiência respiratória, escritor Rubem Alves é internado em UTI

O escritor Rubem Alves - Divulgação
O escritor Rubem Alves Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/07/2014 16h46Atualizada em 22/07/2014 19h01

O escritor Rubem Alves, 80 anos, está internado desde quinta (10) na UTI do Centro Médico de Campinas devido a uma insuficiência respiratória causada por uma pneumonia. De acordo com o último boletim médico, divulgado na manhã desta quarta-feira (16), ele "atualmente respira com assistência ventilatória mecânica sob sedação e alimenta-se por sonda, sendo que o quadro é estável."

Considerado um dos maiores pensadores contemporâneos da educação no Brasil, Alves é escritor, psicanalista, teólogo e educador.

"Acreditamos na força do amor, da beleza, das orações e boas vibrações", diz uma mensagem no perfil do Instituto Rubem Alves no Facebook. "Vamos emanar nossas melhores energias e pensamentos para ele".

Veja o boletim médico original abaixo:

Segundo o intensivista e cardiologista do Hospital Centro Médico de Campinas, Roberto Munimis, o paciente Rubem Alves deu entrada no respectivo hospital no dia 10 de julho de 2014 e desde então está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por apresentar insuficiência respiratória devido a uma pneumonia. Atualmente respira com assistência ventilatória mecânica sob sedação e alimenta-se por sonda, sendo que o quadro é estável.

Segundo boletim médico divulgado na tarde desta quarta (16), o estado do escritor permanecia o mesmo.

Biografia

Nascido em 15 de setembro de 1933 na cidade mineira de Dores da Boa Esperança, e autor de uma bibliografia de mais de 120 títulos, Rubem Alves é conhecido por sua grande contribuição à educação e por seus livros infantis.

Quando jovem estudou no seminário Presbiteriano do Sul, um dos mais conhecidos da América Latina,  e tornou-se pastor de uma comunidade no interior de Minas Gerais. Acusado de subversivo pelo governo militar por pregar melhores condições de vida através da religião, e ficou exilado até 1968 nos Estados Unidos.

Em 1969 ingressou na Faculdade de Filosofia de Rio Claro, onde lecionou até 1974, quando foi para  a Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde fez a maior parte da sua carreira acadêmica até se aposentar nos primórdios da década de 1990. Fez um curso para formação em psicanálise nos anos 1980 e manteve sua clínica até 2004.