Topo

Baú de Paulo Coelho guarda filme com Magal e encontro com Lennon e Yoko

Carlos Minuano

Do UOL, em São Paulo

10/07/2014 06h30

"Detesto samba, só vou à praia para andar e acho Carnaval uma bobagem. É como obrigar todo mundo a ficar contente por quatro dias". A declaração é do escritor Paulo Coelho, feita em 1989, para a imprensa portuguesa. A entrevista faz parte de um acervo digital criado recentemente com mais de 80 mil arquivos guardados nas últimas décadas pelo autor e disponível agora ao público.

No baú do escritor brasileiro mais lido no mundo (são cerca de 165 milhões de livros vendidos e traduzidos em 80 idiomas) há desde documentos de gravadoras onde trabalhou até o boletim escolar da primeira série do primário, passando por manuscritos da sociedade alternativa e recibos de pagamentos de direitos autorais.

Para saber mais sobre o universo particular de Paulo Coelho basta acessar o acervo digital no site paulocoelho.com/foundation. Parte desse material estava no Instituto Paulo Coelho, sediado no Rio de Janeiro, e que será desativado. Os arquivos também estarão na Fundação Paulo Coelho, que deve ser inaugurada em Genebra ainda esse ano.

Veja alguns detalhes inusitados sobre Paulo Coelho que estão entre os milhares de achados e perdidos do arquivo.

Capa do roteiro escrito por Paulo Coelho para o filme "Sidney Magal - O Amante Latino" - Reprodução - Reprodução
Capa do roteiro escrito por Paulo Coelho para o filme "Sidney Magal - O Amante Latino"
Imagem: Reprodução
 

Roteiro de filme com Sidney Magal
No meio de algumas curiosas irrelevâncias, como um caderno recheados de anotações sobre torneios esportivos do final da década de 1950, o site de Paulo Coelho revela algumas facetas inusitadas. Em 1978, bem antes de escrever seu primeiro grande sucesso, "O Diário de um Mago", ele assinou o roteiro do longa "Amante Latino", com Sidney Magal. O artista interpreta a si mesmo no filme, lançado em 1979, que tem também a participação de Elke Maravilha.

Encontro com Lennon e Yoko
Paulo Coelho e Raul Seixas estiveram em Nova York para um reconhecimento formal da sociedade alternativa com o casal John Lennon e Yoko Ono. Na ocasião do encontro, segundo texto atribuído à Seixas e arquivado por Coelho, Ono teria frisado a necessidade de um encontro mundial para se organizarem e evitar o mesmo destino do movimento hippie, que teria, segundo ela, "sido engolido pelo sistema". O documento cita ainda um reconhecimento formal e escrito, por exigência de Coelho, entre a sociedade alternativa de Lennon e Yoko e a da dupla brasileira.

Internação em manicômios
O "mago" também não se intimidou em expor detalhes sobre suas internações em manicômios, durante a década de 1960. O acervo mostra um laudo requerido em 1998 que descreve diversas alterações de comportamento e sugere problemas de ordem sexual. O diagnóstico ainda aponta personalidade esquizoide. A primeira internação aconteceu em 1965, época em que ele trabalhava como repórter. 

Mania por listas
Outro traço desconhecido da personalidade de Coelho salta aos olhos de quem visitar o museu virtual do escritor. Além do evidente gosto por guardar todo tipo de coisa, ele adorava listar os livros lidos anualmente, com indicações de quais mais gostava. Há várias delas no site. Numa das listas, o dramaturgo brasileiro Plínio Marcos leva menos estrelas do que o escritor norte-americano Henry Miller.

Trilha na novela "O Rebu"
A extensa parceria musical de Paulo Coelho e Raul Seixas não é novidade (foram mais de 50 músicas), mas poucos devem se lembrar de que 14 canções da trilha nacional da novela "O Rebu" são de autoria da dupla, incluindo o tema de abertura, interpretado na época por Alcione. A trama de Bráulio Pedroso, que foi ao ar em 1974, ganhou nova versão na Globo, que estreia no próximo dia 14, no horário das 23h.