Livros e HQs

Ingressos da Flip estão quase esgotados; "sempre sobra um", diz curador

Folhapress
O jornalista e editor Paulo Werneck, curador da Flip Imagem: Folhapress

Akemi Nitahara

Da Agência Brasil, no Rio

30/06/2014 20h18

Começou nesta segunda-feira (30) a venda de ingressos para as mesas de debate da Flip 2014 (Festa Literária Internacional de Paraty), que ocorre de 30 de julho a 3 de agosto na cidade fluminense. No site de vendas, todos os ingressos já estão esgotados para quase todas as mesas, mas o curador do evento, Paulo Werneck, garante que não faltarão atrações para quem quiser aproveitar o evento.

"Eu nunca vi alguém ir para Paraty e não conseguir entrar em alguma mesa. Sempre existe um jeito, sempre sobra um ingresso, existe uma forma que a Flip faz de venda de lugares vazios de última hora. Fora isso, a cidade inteira tem programações interessantes de graça, dos parceiros da Flip. Tem um monte de debates. Quem for e não quiser gastar R$1 vai sair satisfeito".

Além disso, Werneck lembrou que o show de abertura com a cantora Gal Costa será gratuito, na praça da Matriz e, pela primeira vez, a transmissão ao vivo da programação principal também, por meio de telão na Praça da Santa Casa, além da internet.

Programação

A 12ª edição da Flip trará 44 autores, em cinco dias de festa, com cerca de 200 eventos, entre debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas. Entre os autores confirmados estão Antonio Prata, Bernardo Kucinski, Cacá Diegues, Edu Lobo, Eduardo Viveiros de Castro, Eliane Brum, Glenn Greenwald, Gregorio Duvivier, Jaguar, Marcelo Gleiser e Marcelo Rubens Paiva.

Além da programação principal, que tem cerca de 20 mesas, as atrações são divididas entre as iniciativas de cultura, educação e tecnologia destinadas aos jovens na FlipZona; as pré-estreias, filmes, leituras de peças teatrais, exposições e debates na programação paralela da FlipMais; e a parte educacional e infantil com a Flipinha.

A estimativa de público é entre 20 mil e 25 mil pessoas. De acordo com Werneck, a ideia é que a festa não cresça demais, para não perder a essência. "Tem uma demanda para que a Flip fique maior, mas Paraty tem um tamanho limitado e a gente acha que seria sobrecarregar, destruir um pouco o que a Flip é, daquele clima da cidade. Senão perde o sentido, perda a intimidade de você poder ver o autor de perto, você ter a sensação de estar numa cidade de escritores e leitores".

Entre os destaques desta edição está a participação de países que nunca estiveram na feira. "Além da presença do primeiro escritor russo na Flip, o Vladímir Sorókin, a gente tem uma quantidade de nacionalidades que é um recorde na Flip, com autores de países que nunca foram, como Nova Zelândia, tem uma série de países que a gente está conseguindo trazer um conjunto multicultural", explica Werneck.

O homenageado desta edição será Millôr Fernandes, que, segundo o curador, reuniu o mundo da Flip num homem só. "Ele era um homem eclético, era um tradutor de Shakespeare que podia fazer um cartum, depois escrever uma peça de teatro e depois um livro de contos. Era um cara que fazia de tudo, jogada em todas as posições. E isso é uma coisa que a Flip tem, ela é uma festa eclética, que mistura gente de todo tipo, escritores de todo tipo, leitor de todo tipo".

Com a primeira edição em 2003, a Flip inseriu o Brasil no circuito internacional de festivais de literatura e já recebeu autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Página Cinco
Página Cinco
AFP
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
DW
Página Cinco
Da Redação
Da Redação
Página Cinco
Roberto Sadovski
Página Cinco
EFE
Página Cinco
EFE
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
Da Redação
BBC
BBC
Página Cinco
UOL Música
Página Cinco
do UOL
UOL Jogos
EFE
Página Cinco
AFP
Página Cinco
do UOL
UOL Jogos
EFE
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
AFP
Página Cinco
EFE
AFP
BBC
Página Cinco
UOL Jogos
UOL Jogos
Página Cinco
AFP
Página Cinco
do UOL
Topo