Editora cria seleções literárias; time do Brasil tem de Clarice a P. Coelho
A editora britânica Penguin, um dos maiores grupos editoriais do mundo, entrou no clima da Copa e criou seleções literárias para 16 dos países que disputam o mundial de futebol, compostas por escritores clássicos e contemporâneos de cada país.
Na seleção do Brasil, temos Machado de Assis no gol, Graciliano Ramos, Mário de Andrade, Lima Barreto e Álvares de Azevedo na zaga, Paulo Coelho, Euclides da Cunha e Guimarães Rosa no meio de campo e Jorge Amado, Clarice Lispector e Daniel Galera no ataque.
Na página dedicada à "Penguin Cup", a editora também traz um breve histórico da literatura do país, com uma divertida descrição da equipe escalada: "O furacão Clarice Lispector é um membro talentoso do time, mas, apesar de sua inquestionável intensidade, tende a trabalhar ensimesmada. A carreira secundária de João Guimarães Rosa como diplomata e mestre de mais de dez línguas faz dele o comunicador ideal em campo, enquanto a pegada vibrante e otimista de Jorge Amado é o canal perfeito para o 'joga bonito'".
Também estão representadas na brincadeira as seleções da Argentina (com destaque para Jorge Luis Borges), Austrália, Colômbia (cujo craque é Gabriel García Márquez com seu pé esquerdo "mágico"), Reino Unido, França, Alemanha, Grécia, Itália, Japão, Holanda, Nigéria, Portugal (com destaque para Fernando Pessoa), Rússia, Espanha e Estados Unidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.