Topo

UOL transmite programa "Roda Viva" com escritora Nélida Piñon

A escritora brasileira Nélida Piñón fala com a imprensa na Residência de Estudiantes, em Madri (24/9/12) - EFE/Zipi
A escritora brasileira Nélida Piñón fala com a imprensa na Residência de Estudiantes, em Madri (24/9/12) Imagem: EFE/Zipi

Do UOL, em São Paulo

16/06/2014 16h42

O UOL transmite ao vivo nesta segunda-feira (16) o programa "Roda Viva", da TV Cultura, que terá como convidada a escritora  e ex-presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras) Nélida Piñon. A exibição poderá ser acompanhada a partir das 22h neste endereço. A classificação etária é livre.

No programa, apresentado por Augusto Nunes, Piñon vai falar sobre sua carreira no mundo das letras, literatura e temas da atualidade. Participam da bancada desta edição João Gabriel de Lima, redator-chefe da revista "Época"; Ana Weiss, editora de cultura da revista "IstoÉ"; José Nêumanne, editorialista do jornal "O Estado de S. Paulo" e comentarista da TV Gazeta e da rádio Jovem Pan; Marcelino Freire, escritor; e Norma Couri, correspondente da revista portuguesa "Visão". O programa ainda conta com a participação fixa do cartunista Paulo Caruso.

Filha de espanhóis de origem galega, Nélida nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se em jornalismo pela PUC-Rio em 1957 e, dois anos depois, publicou os primeiros contos. Sua estreia literária foi em 1961 com o livro "Guia-Mapa de Gabriel Arcanjo". De lá pra cá, já escreveu mais de 20 obras, entre romances, contos e ensaios. Entre suas obras mais conhecidas estão "A Casa da Paixão" (1972), "A Doce Canção de Caetana" (1987) e "A República dos Sonhos" (1984).

Sua bibliografia já foi traduzida em países como Espanha, França e Alemanha. Em 1996 assumiu a presidência da Academia Brasileira de Letras, tornando-se a primeira mulher, em cem anos, a comandar a instituição. Vencedora do Prêmio Príncipe de Astúrias de Letras em 2005, ela também foi a primeira mulher a receber o Prêmio Juan Rulfo de Literatura em 1995.