UOL transmite programa "Roda Viva" com escritora Nélida Piñon
O UOL transmite ao vivo nesta segunda-feira (16) o programa "Roda Viva", da TV Cultura, que terá como convidada a escritora e ex-presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras) Nélida Piñon. A exibição poderá ser acompanhada a partir das 22h neste endereço. A classificação etária é livre.
No programa, apresentado por Augusto Nunes, Piñon vai falar sobre sua carreira no mundo das letras, literatura e temas da atualidade. Participam da bancada desta edição João Gabriel de Lima, redator-chefe da revista "Época"; Ana Weiss, editora de cultura da revista "IstoÉ"; José Nêumanne, editorialista do jornal "O Estado de S. Paulo" e comentarista da TV Gazeta e da rádio Jovem Pan; Marcelino Freire, escritor; e Norma Couri, correspondente da revista portuguesa "Visão". O programa ainda conta com a participação fixa do cartunista Paulo Caruso.
Filha de espanhóis de origem galega, Nélida nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se em jornalismo pela PUC-Rio em 1957 e, dois anos depois, publicou os primeiros contos. Sua estreia literária foi em 1961 com o livro "Guia-Mapa de Gabriel Arcanjo". De lá pra cá, já escreveu mais de 20 obras, entre romances, contos e ensaios. Entre suas obras mais conhecidas estão "A Casa da Paixão" (1972), "A Doce Canção de Caetana" (1987) e "A República dos Sonhos" (1984).
Sua bibliografia já foi traduzida em países como Espanha, França e Alemanha. Em 1996 assumiu a presidência da Academia Brasileira de Letras, tornando-se a primeira mulher, em cem anos, a comandar a instituição. Vencedora do Prêmio Príncipe de Astúrias de Letras em 2005, ela também foi a primeira mulher a receber o Prêmio Juan Rulfo de Literatura em 1995.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.