Topo

Bunny Yeager, principal fotógrafa e modelo pin-up, morre aos 85 anos

23.abr.2013 - Bunny Yeager imita pose de autorretrato de 1952 em seu estúdio - AP
23.abr.2013 - Bunny Yeager imita pose de autorretrato de 1952 em seu estúdio Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

26/05/2014 10h12

Bunny Yeager, a modelo que se tornou uma das principais fotógrafas de pin-ups, morreu no domingo (25), aos 85 anos, por insuficiência cardíaca. Responsável por popularizar o estilo sensual, com grande atrativo na cultura pop, Yeager estava internada em um hospício em Miami há uma semana, segundo divulgou seu agente, Ed Christin, à rede americana “ABC”.

O legado de Yeager e seu impacto cultural resistem até hoje. Uma das modelos que fotógrafa mais clicou foi justamente Betty Page, considerada “a rainha das pin-ups”. Seu trabalho era feito com luz natural, reforçada com flash, para deixar a pele das modelos mais luminosas.

Imagem célebre de Bettie Page clicada por Bunny Yeager - Bunny Yeager/Divulgação - Bunny Yeager/Divulgação
Imagem célebre de Bettie Page clicada por Bunny Yeager
Imagem: Bunny Yeager/Divulgação

O estilo desenvolvido nos anos 50 fez com que muitas mulheres descobrissem seu lado erótico e sensual. “Todas queriam posar para mim, porque elas sabiam que não tiraria proveito delas”, disse Yeager em uma entrevista em 2013. “Foi uma época em que a fotografia de nudez não era predominante”.

Bunny nasceu em 1929, em Wilkinsburg, na Pensilvânia, e começou sua carreira de modelo na década de 40, em Miami. Anos mais tarde, decidiu se aventurar por trás da câmera. Fez uma série de autorretratos entre as décadas de 50 e 60, posadas no estilo pin-up.

Seu trabalho foi publicado em livros e exibido em galerias por todo o mundo.  Em 1962, registrou a imagem icônica da atriz sueca Ursula Andress, de biquíni branco, segurando uma faca, no filme “007 Contra Dr. No”. “Eu ainda tenho um pequeno arrepio quando vejo as fotos na parede”, disse durante exposição em Miami em 2013.