Topo

Livros aproximam religião e filosofia à mesa de boteco

Capa do livro "Budismo na Mesa do Bar", de Lodro Rinzler (editora Universo dos Livros) Imagem: Reprodução

Rodrigo Casarin

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 05h10

A mesa do bar é um espaço propício para discussões. É em meio às cervejas e aos petiscos que, muitas vezes, temas de grande relevância são debatidos, como se o ambiente informal inspirasse as pessoas a abordar assuntos profundos, que vão além dos tradicionais política, futebol e relacionamento. Muitas vezes, as acaloradas conversas chegam a questões essenciais e existenciais.

Uma linha de livros que vem sendo publicada no Brasil explora essa transposição de assuntos complexos e muitas vezes de difícil compreensão, tais quais religião e filosofia, para uma linguagem acessível a um grande número de pessoas, como se o texto soasse igual uma conversa entre amigos. Um dos exemplos mais recentes é "Budismo na Mesa do Bar", de Lodro Rinzler, professor da Shambhala budista. O autor tentou, por meio de uma linguagem simples e bem-humorada, conciliar os conceitos de disciplina e entrega espiritual da religião com assuntos triviais para a maior parte das pessoas, como cerveja e problemas nos relacionamentos  amorosos.

A ideia central é que os princípios budistas estejam alinhados com o cotidiano dos leitores. “[O livro] é destinado a pessoas que trabalham, fazem sexo, saem com os amigos. Se você faz essas coisas, você achará esse livro útil“, diz o autor. Essa transposição muitas vezes gera desafios. “A parte mais desafiadora em escrever 'Budismo na Mesa do Bar' foi assegurar que a meditação poderia ser acessível aos leitores, mas não abordada de maneira superficial. Eu quero que isso seja compreensível e aplicável na vida das pessoas, mas não nego que seja complicado. É uma prática difícil de seguir, mas rende muitos resultados se você focar nela”, afirma Rinzler, que ainda completa: “É importante que as pessoas não vejam o budismo apenas como um hobby, mas como ensinamentos que podem ser aplicados em todos os aspectos da vida, como as saídas às sextas-feiras à noite.”

Filosofia no bar
Seguindo uma linha semelhante, diversos livros já foram lançados colocando a filosofia na mesa de um boteco. "Filosofia de Botequim – 48 Questões Filosóficas para Acompanhar sua Cerveja", do professor de filosofia Matt Lawrence, e "Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar", dos filósofos Tom Cathcart e Daniel Klein, são exemplos disso. O primeiro relaciona conceitos e ideias de filósofos a cervejas e a questões adaptadas à botecagem, enquanto o segundo procura tratar da filosofia com humor.

Capa do livro Filosofia de Botequim", de Matt Lawrence (editora Alaúde) Imagem: Reprodução

Veja também

“Parece que há duas direções entre os professores de filosofia. Uma acha que o conhecimento não deve ser simplificado, sob o risco de ser vulgarizado, outra pensa que ele pode sim ser transformado em uma linguagem mais acessível, ao menos para despertar o interesse da maior parte das pessoas. Faço parte desse segundo grupo”, diz o filósofo e doutor pela PUC-SP Marcelo Andrade, que, ao justificar sua posição, faz eco a um dos argumentos de Rinzler: “A filosofia precisa fazer parte da vida de cada um, não ser apenas algo isolado e distante, que parece acessível apenas para algumas poucas pessoas”. Contudo, logo em seguida faz uma ponderação, quase um alerta: “Só é importante que os leitores não achem que conhecem realmente algum filósofo apenas por ter lido esses livros”.

Marcelo analisou um capítulo de "Filosofia de Botequim", sobre René Descartes, e julgou o trabalho de Lawrence bastante bom. Ainda que tenha discordado da escolha de uma palavra ou outra, afirma que o centro da ideia do filósofo francês está bem retratado. “O autor ainda tem o mérito de, ao final do texto, fazer a indicação de leituras mais profundas, como o próprio trabalho de Descartes, isso é muito importante”.

Outros livros, apesar de não tratarem diretamente da mesa do bar, seguem uma linha parecida. Obras como "Pequeno Manual de Filosofia para Sobreviver a um Papo Cabeça, de Sven Ortoli e Michel Eltch, "Mais Platão, Menos Prozac", de Lou Marinoff, e "Causos Filosóficos", de Martin Cohen, (este último uma espécie de perfil de filósofos com histórias curiosas) também podem ser opções interessantes para quem quer incrementar os tradicionais debates.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Livros aproximam religião e filosofia à mesa de boteco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade