Topo

Homenageado no "Risadaria", Silvio Luiz diz que futebol é entretenimento

Atualmente na Rede TV!, Silvio Luiz narra jogos e apresenta o program "Bola Dividida" - Divulgação/RedeTV!
Atualmente na Rede TV!, Silvio Luiz narra jogos e apresenta o program "Bola Dividida" Imagem: Divulgação/RedeTV!

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

05/04/2014 07h00

Homenageado no "Risadaria 2014" prestes a completar 80 anos, o locutor esportivo Silvio Luiz encarou como “uma surpresa” representar um evento de humor sem fazer parte do casting de artistas especializados na área. Para ele, sua descontração e alegria ao tratar de futebol pode ter chamado à atenção do curador Paulo Bonfá.

“Eu sempre pautei o futebol como entretenimento e pouco jornalismo. Não existe entretenimento triste. Preciso fazer o mais alegre possível aquilo que estou vendo e narrando”, disse o locutor. E acrescentou: “Se levarem tão a sério como muitos apresentadores aí, o esporte vai ser um saco. Temos que fazer os outros sorrirem”.

A frente da narração de partidas futebolísticas desde a década de 50, Silvio é o responsável pelos bordões “Olha no lance”, “Pelas barbas do profeta”, “Desandou a maionese”, e vai soprar velhinhas de 62 anos de carreira. Mesmo com tantos improvisos e risadas, ele diz que passa longe de ser um humorista.

“Sou só engraçado, não sou humorista. Me acho um  cara desbocado, que leva tudo na brincadeira. Temos que levar a vida com graça e leveza”, falou ele aos risos, que nomeia Chico Anysio como o melhor humorista de todos os tempos.

“Hoje em dia, o humor está relacionado a peito e bunda”

Silvio acredita que o melhor programa humorístico da TV brasileira é “A Praça É Nossa”. Segundo ele, é um humor mais puro que existe dentre as atrações da rede aberta. Mesmo gostando dos integrantes do “Pânico na TV”, por exemplo, o locutor diz que os artistas muitas vezes extrapolam o limite do “engraçadinho”.

“O palavrão cabe em qualquer lugar desde que seja bem colocado. Mas o problema nem é o palavrão. O que acontece é que o humor de hoje é só bunda grande e peito de fora. Existe uma apelação tremenda. Não que eu não goste de bunda grande”, explicou ele.

Sem citar programas de futebol específicos, Silvio diz que os formatos de unir esporte ao entretenimento estão estagnados.

“Se você perceber, o que estão fazendo hoje é o que eu fazia há 30 anos. Está faltando um pouco de criatividade, entende? Não é fácil se renovar”, disse ele, que foi convidado para narrar a Copa do Mundo pelo canal a cabo Fox. No entanto, foi barrado por sua emissora atual,a Rede TV!.  

“Seria a última Copa que eu poderia fazer. Com 84 não vou participar, a não ser de bengala. Seria interessante que eu participasse. Fiquei aborrecido. Não tem uma explicação do porque da negativa”, finalizou.

Risadaria 2014

O Risadaria teve sua programação de 2014 anunciada nesta semana. O evento de humor acontecerá de 4 a 13 de abril, em 21 lugares espalhados por todas as regiões de São Paulo.

A edição deste ano contará com shows solo e gratuitos, iniciando com "Almoço com Fábio Porchat" no dia 4 e encerrando no dia 13 com "Putz Grill, o show de Oscar Filho. A maior parte das atrações são gratuitas e nos eventos com bilheteria o valor máximo da entrada é de R$ 30. O Risadaria inaugura ainda a Oficinas de Palhaço e Improviso, ministradas na Casa do Humor em valores promocionais.

Debates, shows solo, stand up comedy, exposições, entre outras atrações que integram a programação podem ser encontradas com detalhes no site oficial do evento. Os ingressos já estão à venda.

Risadaria 2014 – A Invasão da Comédia
Quando: 4 a 13 de abril
Ingressos e informações: risadaria.uol.com.br