Topo

Rio de Janeiro hospedou a terceira exposição mais vista do mundo em 2013

Do UOL, em São Paulo

27/03/2014 18h16

Foi o Rio de Janeiro que hospedou a terceira exposição de arte mais popular de 2013, segundo informou o jornal ArtNewspaper. “Impressionismo: Paris e a Modernidade”, que esteve no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) entre outubro de 2012 e janeiro de 2013, recebeu 561.542 pessoas durante a temporada.

Segundo o veículo, foram mais de 8 mil pessoas por dia visitando as obras impressionistas vindas do Museu d’Orsay, de Paris, com entrada gratuita. Esta não é a primeira vez em que o CCBB aparece na lista. Em 2011, a instituição ocupou o primeiro lugar com a mostra "O Mundo Mágico de Escher", com uma média de 9,7 mil visitantes por dia.

Na frente da exposição, em primeiro e segundo lugar, figuraram as mostras “The western Zhou Dynasty”, no National Palace Museum, com 1 milhão de visitantes e “The Lingnan School of Painting”, no mesmo museu, com 921 mil espectadores, respectivamente. Na Europa, a exposição sobre Salvador Dalí, intitulada “Dalí”, foi a mais popular: em Paris, no Pompidou, teve 790 mil visitantes e em Madri, no Reina Sofía, teve 732 mil espectadores.

Entre os museus de arte mais visitados no mundo, o Louvre, em Paris, lidera o ranking com 9,3 milhões de visitantes anuais. O British Museum  e o Metropolitan Museum of Art viram, neste ano, sua posição ser invertida. A instituição de Londres, cuja entrada é gratuita, teve um aumento de público, atingindo a marca dos 6,7 milhões, e o museu nova-iorquino, que sugere uma contribuição de US$ 25 pelo ingresso, contou com 6,2 milhões de visitantes.