Topo

Vistoria no Memorial da América Latina é adiada por falta de luminosidade

O auditório Simon Bolívar após o incêndio de sexta-feira - Alice Vergueiro/Futura Press/Estadão Conteúdo
O auditório Simon Bolívar após o incêndio de sexta-feira Imagem: Alice Vergueiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, de São Paulo

03/12/2013 17h32

A visita de reconhecimento da equipe do Instituto de Pesquisas Técnicas (IPT) ao auditório Simón Bolivar, no Memorial da América Latina, que avalia as condições do edifício após o incêndio da última sexta-feira, não pôde ser concluída nesta terça (3), devido à falta de luminosidade e a dificuldades de acesso no local.

O auditório abrigava uma tapeçaria de 620 metros quadrados da artista Tomie Ohtake, que, segundo a assessoria do memorial, foi destruída pelas chamas.

Já a escutura “Pomba”, de Alfredo Ceschiatti, que estava do lado de fora do auditório, foi coberta de fuligem, sofrendo pequenas avarias. Ela será restaurada. A outra obra do Simón Bolivar, o quadro “Agora”, de Victor Arruda, não foi danificada no incêndio.

Uma nova vistoria deve ser feita nos próximos dias, após a instalação de equipamentos especiais de iluminação no auditório. Somente após o laudo final do IPT, sem previsão de conclusão, será possível mensurar as condições do edifício, que pode ser demolido, reformado ou reconstruído.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não há risco de desabamento do teto, mas o piso pode ceder em vários níveis.

O Memorial da América Latina não possui alvará de funcionamento para o auditório Simón Bolívar, que foi atingido pelo incêndio. Segundo a Secretaria Municipal de Licenciamentos, o documento estava irregular desde 1993.