Entretenimento

Artista plástico Gilvan Samico morre aos 85 anos no Recife

Leo Caldas/Folhapress
O artista Gilvan Samico, em seu ateliê, em 2004 Imagem: Leo Caldas/Folhapress

Do UOL, de São Paulo

25/11/2013 15h49

O artista plástico Gilvan Samico, conhecido nacionalmente por seu trabalho com xilogravuras, morreu na manhã desta segunda-feira (25), no Reci

O artista, que tinha 85 anos, estava internado há uma semana no Hospital Português, no bairro do Paissandu, por causa de um câncer na bexiga, do qual vinha se tratando nos últimos meses. Foram várias internações. Segundos os médicos, Samico já estava em estado terminal.

O velório acontece nesta segunda a partir das 17h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na região metropolitana da capital pernambucana. Em seguida, o corpo será cremado no local.

Natura do Recife, Samico foi pintor, desenhista, professor e gravador. Fez parte do Movimento Armorial, ao lado do escritor Ariano Suassuna.

O artista plástico foi premiado três vezes, nos anos 1950 e 1960, no XVI Salão de Pintura do Museu do Estado de Pernambuco.

Samico chegou a estudar com Lívio Abramo, na Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo, e gravura com Oswaldo Goeldi, na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Ele deixa mulher, dois filhos e três netos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo