Topo

Morre aos 79 anos Diane Disney Miller, filha de Walt Disney

Diane Disney, filha mais velha de Walt Disney - Divulgação
Diane Disney, filha mais velha de Walt Disney Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/11/2013 22h00

Diane Disney Miller, filha de Walt Disney, morreu nesta terça-feira (19), em sua casa, na Califórnia, aos 79 anos. Ela sofreu uma queda em setembro, da qual nunca se recuperou. A informação é da revista "Variety".

"Estamos muito tristes pela perda de Diane Disney Miller e nossos pensamentos estão com a família neste momento difícil", declarou o CEO da Disney, Robert Iger. "Como a filha amada de Walt Disney e uma de suas inspirações para criar a Disneylândia, ela tem um lugar especial na história da Walt Disney Company e nos corações de fãs em todo canto. Ela será lembrada por sua graça e generosidade e trabalho incansável para preservar o legado de seu pai, e sua falta será muito sentida por todos que a conheceram".

Primogênita e única filha biológica de Lillian e Walt Disney, Diane ajudou a desenvolver o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, que foi projetado pelo arquiteto Frank Gehry e abriu em 2004.

Depois que o Disney Hall ficou pronto, Diane passou a se concentrar em preservar o legado de seu pai com a criação do Walt Disney Family Museum, em São Francisco, que abriu em 2009.

Diane deixa sete filhos e o marido, Ron Miller, que foi CEO da Walt Disney Productions de 1978 a 1984 e com quem gerenciava uma vinícola no vale do Napa desde 1981.

Em 2012, por ocasião do lançamento de uma edição especial de "A Dama e o Vagabundo" em Blu-Ray, Diane falou ao UOL sobre as memórias que tinha do pai e do filme. Em "Lembrando de Papai", minidocumentário que acompanha a re-edição da animação, ela apresenta um apartamento especial que Walt mandou construir na Disneylândia de Anaheim, onde gostava de se hospedar com a mulher, as filhas (além de Diane, sua única filha biológica, Walt e Lillian adotaram Sharon Mae Disney) e os netos.

90 anos da Disney: relembre 90 personagens marcantes

  • Arte UOL