! "Roberto Carlos continua contra livros não autorizados", diz biógrafo - 29/10/2013 - UOL Entretenimento

Entretenimento

"Roberto Carlos continua contra livros não autorizados", diz biógrafo

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

Do UOL, de São Paulo

29/10/2013 01h35

O escritor Paulo Cesar de Araújo foi o entrevistado do programa "Roda Viva", da TV Cultura, com transmissão do UOL, nesta segunda-feira (28). Respondendo a jornalistas, o autor da biografia de Roberto Carlos proibida em 2007 comentou sobre a entrevista que o músico deu ao “Fantástico”, no último domingo, na qual se diz a favor da ação movida pelos escritores no Supremo Tribunal Federal para garantir o direito de comercialização de biografias sem o consentimento dos personagens.

“Para o Roberto Carlos, tudo deve continuar como está. Ele usou uma forma mais branda. Disse que queria conversar. Mas conversar o quê? Coloca isso, coloca aquilo. Parece que ele continua contra a publicação de biografias não autorizadas”, afirmou durante o programa.

O biógrafo falou sobre os desdobramentos legais da publicação do livro, que, segundo ele, nem sequer precisou ser lido por Roberto para ser tirado de circulação.

“Roberto Carlos sofre de transtorno obsessivo compulsivo, tem obsessão de controlar tudo em torno de si. Há 45 anos, tudo em torno de Roberto Carlos tem o controle dele. Quando viu um livro lançado com autor desconhecido, sem a participação dele, ele sentiu como se o chão estivesse fugindo de seus pés.”

Você acha que as biografias de artistas devem passar por uma autorização prévia?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

Para Araújo, que acredita na Justiça rápida para pessoas poderosas, o que pesou na decisão de processá-lo foi a questão financeira. O biógrafo também classificou de “aberrante” o artigo 20 do Código Civil, que permite ao biografado proibir livros sem anuência, e afirmou que dividir direitos autorais com artistas é algo “imoral”.

“Roberto foi meu tema. Da mesma forma que fez uma música sobre Jesus e Nossa Senhora. A música é dele, a versão é a dele. E ele não tem que dividir dinheiro com Igreja. É a mesma coisa com biografias. O autor trabalha com tema. Então não tenho que pagar dinheiro para o tema do meu livro.”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo