Topo

Criada por Laerte, Lola, a Andorinha, ganha edição em livro

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

27/09/2013 14h36

"Criei a Lola e, como Deus, vi que era bom". A frase foi dita por Laerte, criadora da andorinha que voa em tirinhas da "Folha de S.Paulo" desde junho de 2010. Agora as aventuras da ave serelepe serão reunidas em livro, editado pela Narval Comix.

Ao UOL, Laerte contou que Lola, que nasceu de um ovo no Rio Pequeno, bairro de São Paulo, foi criada para o suplemento infantil do jornal. Para isso, ele queria uma personagem despojada e que refletisse o modo como os humanos veem os passarinhos.

"Temos a visão de que o passarinho é uma coisa fofa. Dizemos 'comer como um passarinho' a uma pessoa que come pouco, mas na verdade o passarinho ingere uma quantidade de alimento que é quase o peso dele. A Lola reflete essa visão que temos desse bicho: ela é esvoaçante e tem essa passarinhice", definiu o cartunista.

Laerte também conta que a personagem é "esvoaçante o suficiente" para não lhe dar angústia. Com isso, ele quer dizer que Lola proporciona uma liberdade em relação à continuidade da trama. Sendo versátil, a personagem pode transitar por vários cenários e temas. "Às vezes, até consigo dar umas férias para ela sem problema nenhum".

O livro de 106 páginas já está em pré-venda no site da editora por R$ 40,50. Recentemente, a Narval Comix publicou a HQ "Vizinhos", do mesmo autor.

Laerte e Lola, a andorinha from Crown Filmes on Vimeo.