Topo

Ariano Suassuna tem alta de hospital e continuará tratamento em casa

Ariano Suassuna teve um infarto no dia 21 - Silva Junior / Folhapress
Ariano Suassuna teve um infarto no dia 21 Imagem: Silva Junior / Folhapress

Do UOL, em São Paulo

04/09/2013 12h18

O escritor Ariano Suassuna recebeu alta no final da manhã desta quarta-feira (4), informou um boletim divulgado pelo Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco por volta do meio-dia.

Segundo o documento, assinado pela cardiologista Patrícia Montenegro, o paciente "evolui clinicamente bem e deverá continuar o tratamento em seu domicílio". Ele permanecerá em repouso médico por 30 dias, com visitas proibidas.

Com "excelente recuperação" após o procedimento de embolização de um aneurisma cerebral, o autor recebeu alta da UTI no domingo. Nos últimos dias, ele teve "evolução neurológica e cardiovascular", segundo os médicos.

No sábado, o hospital informou que a causa do mal-estar sofrido por Ariano Suassuna na última quinta-feira foi em decorrência de um aneurisma cerebral, detectado em ressonância magnética. 

Ariano Suassuna foi internado no dia 21 de agosto depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio. Atendido novamente no Real Hospital Português, o escritor chegou a receber alta no início da tarde do dia 27 do mesmo mês.
 
Histórico
Ariano Suassuna nasceu no dia 16 de junho de 1927, na cidade da Paraíba, atual João Pessoa, mas mudou-se para Recife em 1942. Formado em Direito e em Filosofia, publicou sua primeira peça teatral, "Uma Mulher Vestido de Sol", aos 20 anos.

Fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular, além de idealizador do Movimento Armorial, exerceu, entre outros cargos públicos, o de secretário de Cultura de Pernambuco, durante o terceiro governo de Miguel Arraes. Entre suas principais obras estão as peças teatrais "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca".