Topo

Autor de "O Apanhador no Campo de Centeio" deixou obra póstuma

J. D. Salinger, autor de "O apanhador no campo de centeio" - AP Photo/ "The Lotte Jacobi Collection, University of New Hampshire, Lotte Jacobi
J. D. Salinger, autor de "O apanhador no campo de centeio" Imagem: AP Photo/ 'The Lotte Jacobi Collection, University of New Hampshire, Lotte Jacobi

Do UOL, no Rio

25/08/2013 17h51

J.D. Salinger, autor do clássico "O Apanhador no Campo de Centeio", deixou instruções para que pelo menos cinco obras sejam publicadas a partir de 2015, segundo informa o "The New York Times".

As obras póstumas, algumas totalmente inéditas e outras sequências de trabalhos já publicados, vão expandir o legado do escritor, que viveu recluso durante décadas até falecer aos 91 anos, em 2010.

Salinger ficou conhecido por uma obra literária notável, mas escassa, em grande parte eclipsada pelo sucesso do romance publicado em 1954, "O Apanhador no Campo de Centeio".

Durante décadas, aqueles que tiveram contato com o autor disseram que ele continuou a escrever assiduamente, apesar do conto "Hapworth 16, 1924" ter sido sua última obra publicada em vida, na revista "The New Yorker" em 1965. Até então, ninguém tinha detalhado que Salinger deixou um plano de publicação póstuma.

A revelação foi obtida a partir das pesquisas para a cinebiografia "Salinger", que estreia nos Estados Unidos no dia 6 de setembro, e traz depoimentos de especialistas em literatura e atores famosos, como Philip Seymour Hoffman e Edward Norton. O documentário, dirigido por  Shane Salerno, acompanha um livro, "The Private War of J.D. Salinger", com entrevistas com mais de 200 pessoas sobre o autor.

Entre as obras deixadas por Salinger, está um romance que se passa durante a Segunda Guerra Mundial e é inspirado no seu primeiro casamento, um livro sobre suas experiências na guerra, outro sobre a filosofia hindu vedanta, seguida pelo autor, e uma série de contos sobre Holden Caulfield e sua família, personagens de "O Apanhador no Campo de Centeio".