Topo

Após infarto, escritor Ariano Suassuna recebe alta da UTI

Ariano Suassuna e Narciza Tamborindeguy estarão na 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto - Divulgação/UOL
Ariano Suassuna e Narciza Tamborindeguy estarão na 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto Imagem: Divulgação/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/08/2013 17h56

O escritor Ariano Suassuna, de 86 anos, internado no Hospital Português, no Recife, desde quarta (21), quando sofreu infarto, recebeu alta da UTI e será transferido para um quarto ainda nesta quinta-feira.

De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, Suassuna evoluiu bem e apresenta parâmetros clínicos e de exames complementares dentro do normal, sem nenhuma complicação. O escritor permanecerá internado para dar prosseguimento ao tratamento e deve permanecer em repouso absoluto para facilitar a recuperação. Visitas estão proibidas.

O boletim é assinado pelo Dr. Jorge Guimarães, cardiologista clínico e intervencionista do Hospital Português.

Na tarde desta quarta, o dramaturgo paraibano foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio. De acordo com o boletim médico, o paciente foi "submetido aos exames habituais, que demonstraram comprometimento cardíaco de pequenas proporções".

Segundo nota divulgada na quarta pelo governo de Pernambuco, onde Suassuna é secretário da assessoria ao governador Eduardo Campos, o escritor se sentiu indisposto pela manhã e deu entrada no hospital às 9h.

Ariano Suassuna nasceu no dia 16 de junho de 1927, na cidade da Paraíba, atual João Pessoa, mas mudou-se para Recife em 1942. Formado em Direito e em Filosofia, publicou sua primeira peça teatral, “Uma Mulher Vestido de Sol”, aos 20 anos.

Fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular, além de idealizador do Movimento Armorial, exerceu, entre outros cargos públicos, o de secretário de Cultura de Pernambuco, durante o terceiro governo de Miguel Arraes.