Topo

"Amélie Poulain" vai virar musical na Broadway

A atriz Audrey Tautou em cena de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"  - Reprodução
A atriz Audrey Tautou em cena de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" Imagem: Reprodução

Do UOL, de São Paulo

22/08/2013 19h24

O filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001), do diretor francês Jean-Pierre Jeunet, ganhará uma versão em musical na Broadway. O compositor e tecladista da banda americana de neo folk Hen, Dan Messe, publicou na página da banda no Facebook que ele está trabalhando na adaptação do filme.

"Não é o segredo mais bem guardado, mesmo assim estou feliz em anunciar que fui contratado para adaptar 'Amelie' para a Broadway", escreveu Messe, acrescentando que a equipe de produção terá ainda o dramaturgo Craig Lucas e o compositor e letrista de musicais Nathan Tysen. "Mal posso esperar para compartilhar o resultado com vocês!"

Em entrevista à revista Paste, o músico falou sobre o desafio de recriar a marcante trilha, originalmente composta e executada pelo pianista Yann Tiersen.

"É uma das melhores trilhas de filme.", disse. "É uma das razões pelas quais eu amo o filme. Mas não é o que eu faço. Ele é um compositor muito diferente de mim. E eu não estou interessado em fazer música parisiense. Acho que não vou nem usar acordeão em minha versão. A música soa como se fosse minha. Mas, certamente, não farei uma música no estilo americano. Será algo hiper-romântico e brincalhão antes de que qualquer coisa. "

Embora Messe seja novato na Broadway, ele e seus colegas de Hem, Gary Maurer e Steve Curtis, já compuseram em 2009 a trilha da peça “Twelfth Night”, de William Shakespeare, encenada no projeto "Shakespeare in the Park", em Nova York.

Dirigido por Jean-Pierre Jeunet e protagonizado pela atriz Audrey Tautou, “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” acompanha a saga de uma jovem e inocente garçonete na capital francesa. Após uma infância superprotegida, ela surge na vida adulta com um profundo desejo de fazer o bem para as pessoas ao redor, enquanto luta para superar seu isolamento emocional.

Indicado a cinco Oscar, o filme foi um grande sucesso em língua estrangeira dos estúdios Miramax, arrecadando US$ 33,2 milhões nos EUA e, no mundo, U$$ 173,9 milhões.