Topo

Conheça as estrelas do YouTube com mais de um bilhão de visualizações

Canal Smosh tem mais de 11,5 milhões de assinantes - Reprodução/YouTube
Canal Smosh tem mais de 11,5 milhões de assinantes Imagem: Reprodução/YouTube

Wagner Martins

Do UOL, em Anaheim (EUA)

02/08/2013 12h58

A conferência anual de produtores de vídeo para a internet Vidcon entra em seu segundo dia em Anaheim, na Califórnia, com o a pretensão de reunir 10 mil fãs das novas celebridades que começaram produzindo vídeos exclusivamente para o YouTube.

Dentre os mais esperados pelos fãs, estão três produtores que já reúnem mais de 10 milhões de assinantes em seus canais, uma audiência maior do que muitas redes de TV aberta do mundo são capazes de alcançar.

Na Vidcon 2012, o YouTube anunciou que 75 canais já haviam ultrapassado a marca simbólica de 1 milhão de assinantes. Nesta quinta, no painel que encerrou o dia, executivos do site de vídeos mostraram que neste ano já são 325 canais "milionários", muitos deles brasileiros.

No último ano, o site fez consideráveis adaptações em seu sistema e começou a incentivar os usuários a criarem o hábito de assinarem canais. A estratégia vem se mostrando eficaz. O total diário de novas assinaturas já é 4 vezes maior do que antes das mudanças.

Conheça três canais com mais de um bilhão de visualizações no YouTube:

Uma dupla de comediantes dando a sua impressão sobre assuntos do momento
11,5 milhões de assinantes
2,5 bilhões de visualizações de vídeos

 

PewDiePie
Um sueco que joga videogames e comenta os melhores momentos de suas aventuras
11,2 milhões de assinantes
2,1 bilhões de visualizações de vídeos 

 

Jenna Marbles
Uma jovem que tem um diário sobre as suas descobertas
10,1 milhões de assinantes
1,1 bilhões de visualizações de vídeo 

A conferência
Estrelas da chamada "nova mídia" se reúnem desde quinta-feira (1º) na Vidcon, uma conferência especializada que ocorre em Anaheim. E

Não é à toa que a Vidcon acontece na região de Los Angeles, capital mundial do entretenimento. Os planos do YouTube em contestar a hegemonia de Hollywood no que diz respeito às preferências da nova geração não são sutis. Há pouco mais de um ano, o site de vídeos inaugurou em Los Angeles um estúdio tão grandioso como os centenários da velha mídia, inteiramente dedicado a fornecer estrutura e treinamento para uma nova geração de criadores que até então só contava com webcams em seus quartos para produzir os seus vídeos.

O Brasil começou a experimentar isso há menos de um ano, com o surgimento do fenômeno da "Porta dos Fundos", mas a nossa realidade ainda é incipiente diante dos números movimentados nos Estados Unidos.

Enquanto o grupo de humor brasileiro reúne 4,6 milhões de assinantes e pouco menos de 400 milhões de visualizações em seus 111 vídeos publicados, a dupla Smosh, apenas uma das dezenas de estrelas convidadas pela Vidcon, já reúne mais de 11 milhões de assinantes e 2,5 bilhões de visualizações em seus 305 vídeos. E isso apenas em seu canal principal. Já existem outras franquias de canais da dupla, como por exemplo um dedicado apenas a games (2 milhões de assinantes) e outro recém criado com vídeos em espanhol (meio milhão de assinantes).

Até sábado criadores, indústria e fans irão debater e celebrar esta nova forma de produzir e consumir conteúdo, ainda pouco notada pela velha mídia, mas já bem relevante nos hábitos de uma geração que não tem mais na TV as suas maiores referências culturais.