Topo

Livro de "musa da Flip" sobre autor de "Lolita" é o mais vendido durante o evento literário

Do UOL, em São Paulo

15/07/2013 19h17

O livro "O Encantador: Nabokov e a Felicidade", da franco-iraniana Lila Azam Zanganeh sobre o autor de "Lolita", foi o mais vendido na livraria montada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), entre os dias 3 e 7 de julho.

Na lista final, fornecida pela Livraria Travessa, estão obras de autores convidados do evento, de Fernando Pessoa e do homenageado Graciliano Ramos. O livro de Lila é o único que também aparece entre os mais vendidos nas grandes redes de livrarias do país.
 
Lila, que ficou conhecida como a "musa da Flip", teve uma das sessões de autógrafos mais concorridas do evento, depois de esbanjar simpatia na mesa "O prazer do texto", no dia 6, ao lado de Francisco Bosco – que aparece em segundo lugar entre os mais vendidos, com “Alto Ajuda”.
 
"O Encantador" é uma mistura de ensaio, biografia e ficção em torno de Vladimir Nabokov. O livro rendeu à autora o Roger Shattuck Prize for Criticism, prêmio concedido a ensaístas emergentes.
 
Na obra, Lila relata uma entrevista fictícia com Nabokov – o russo morreu quando a francesa tinha 10 meses. "Para escrever um livro autêntico, eu queria falar sobre imaginação, sobre ficção. Então, o narrador sou eu por dois capítulos, com voz verdadeira. Depois, são todas mentiras", disse a autora na Flip.
 
E explicou por que criou situações como a falsa entrevista: "Nabokov não era perfeito, tinha algumas ideias erradas. Uma delas era não gostar de escritoras mulheres e tradutoras mulheres. Eu sonhava muito com ele. Mas, para escrever, eu queria também falar com ele, não apenas sonhar. Não queria escrever uma carta de amor".
 
Poesia, convidados e Graciliano
Em terceiro e quarto lugares, estão dois livros de poesia: “Rua da Padaria”, da poeta Bruna Beber, e “Cinco séculos de sonetos portugueses — de Camões a Fernando Pessoa”, organizado por Cleonice Berardinelli. Fernando Pessoa, homenageado em uma mesa com Cleonice e Maria Bethânia, apareceu na lista em oitavo lugar, com sua antologia poética.
 
Outra obra que reúne poemas de vários autores é “Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira – Para crianças de qualquer idade”, organizado e ilustrado por Adriana Calcanhotto, que esteve na Flipinha.
 
Responsável pela conferência de abertura sobre Graciliano Ramos, o amazonense Milton Hatoum figurou em quinto lugar na lista dos mais vendidos da Flip, com “Solitário à Espreita”. Os convidados internacionais Juan Pablo Villalobos e Lydia Davis também fizeram sucesso entre o público da Flip, com "Festa no Covil" e "Tipos de Perturbação".
 
O homenageado deste ano, Graciliano Ramos, ficou com a décima posição, com o clássico “Vidas Secas”.
 
Veja a lista completa dos mais vendidos da Flip:
“O Encantador: Nabokov e a Felicidade”, de Lila Azam Zanganeh
“Alto Ajuda”, de Francisco Bosco
“Rua da Padaria”, de Bruna Beber
“Cinco séculos de sonetos portugueses — de Camões a Fernando Pessoa”, organizado por Cleonice Berardinelli
“Solitário à Espreita”, de Milton Hatoum
“Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira – Para crianças de qualquer idade”, organizado e ilustrado por Adriana Calcanhotto
“Festa no Covil”, de Juan Pablo Villalobos 
“Fernando Pessoa: Antologia Poética”
“Tipos de Perturbação”, de Lydia Davis
“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos