Topo

Cirque du Soleil retoma apresentações de espetáculo após morte de acrobata

A acrobata Sarah Guyard-Guillot (à esq.) e Sami Tiaumassi durante performance do Cirque du Soleil - Leila Navidi/AP
A acrobata Sarah Guyard-Guillot (à esq.) e Sami Tiaumassi durante performance do Cirque du Soleil Imagem: Leila Navidi/AP

Do UOL, em São Paulo

15/07/2013 13h02

O Cirque du Soleil anunciou que vai retomar as apresentações do espetáculo "Kà" nesta terça-feira (16) em Las Vegas, nos Estados Unidos. No dia 29 de junho, a acrobata Sarah Guyard-Guillot, de 31 anos, mãe de dois filhos, morreu durante apresentação desse espetáculo, após queda de 15 metros.

A informação sobre a retomada de apresentações foi postada no perfil do Facebook da trupe no domingo. Segundo a postagem, a decisão foi tomada após uma avaliação de duas semanas e consultas com artistas e equipe de produção.

A apresentação do dia 16 será dedicada à memória de Sarah. Além de algumas mudanças nos horários e algumas apresentações canceladas, as próximas performances não terão a sequência de cenas de batalha na qual a artista morreu, que será substituída por outra coreografia. 
 
A partir do dia 23, a programação normal de apresentações será retomada.
 
Segundo o Cirque du Soleil, os detalhes sobre o acidente ainda estão sendo investigados.
 
Acidente
Sarah tinha 20 anos de experiência com acrobacias e estava na companhia desde 2006. Testemunhas ouvidas pelo "The Guardian" disseram que o acidente ocorreu no fim da apresentação. 
 
O espectador Dan Mosqueda disse que Sarah estava sendo içada quando se soltou de seu cabo de segurança e caiu. O show continuou por alguns minutos, mas logo foi interrompido por gritos e choro de uma outra dançarina.
 
Por meio de um comunicado, o Cirque du Soleil disse que a empresa estava "profundamente triste com a morte acidental de Sarah Guyard". "Nossos pensamentos estão com sua família e toda a família Cirque du Soleil", dizia a declaração
 
O fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberte, emitiu uma declaração em separado expressando sua tristeza.
 
"Estou com o coração partido. Eu gostaria de estender minhas sinceras condolências à família. Estamos completamente devastados com esta notícia. Somos lembrados, com humildade e respeito, como extraordinários são os nossos artistas a cada noite. Nosso foco agora é apoiar uns aos outros como uma família"", disse Laliberte, que completou dizendo que a empresa está cooperando com as autoridades.