Topo

Dúvida desde o golpe de estado no Egito, poeta não vem mais para Flip

Tamim al-Barghouti, que viria para a Flip - Nasser Nuri/Reuters
Tamim al-Barghouti, que viria para a Flip Imagem: Nasser Nuri/Reuters

Do UOL, no Rio

06/07/2013 19h03

O poeta e cientista político egípcio-palestino Tamim al-Barghouti não vem para a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ele participaria da mesa "Literatura e revolução", neste domingo (7), ao lado do tradutor Mamede Mustafa Jarouche, com mediação do jornalista Arthur Dapieve, às 15h. Em seu lugar, a organização da Flip confirmou a presença do romancista Milton Hatoum e do filósofo Vladimir Safatle.

Sua participação era uma dúvida desde a última quarta-feira, quando um golpe de estado derrubou o presidente egípcio Mohammed Mursi

Al-Barghouti é um artista-símbolo da Primavera Árabe no Egito, depois que um poema de sua autoria virou hino na praça Tahrir, no Cairo, durante os protestos contra o ditador egípcio Hosni Mubarak, em 2011.

Apesar de ter deixado o Cairo, Al-Barghouti ficou retido em Londres, onde pegaria um voo para o Brasil. Segundo os organizadores da Festa Literária, o poeta não conseguiu embarcar em razão do extravio de seu passaporte. Residente dos Estados Unidos, Al-Barghouti estava no Egito nos últimos dias, quando começaram uma nova série de protestos.

Desistentes
A poucos dias do começo da Flip, o francês Michel Houellebecq e o norueguês Karl Ove Knausgård cancelaram suas vindas por motivos pessoais. O primeiro já havia cancelado a participação na Flip de 2011.

A mesa da qual o francês participaria deu lugar a uma nova mesa, sobre os protestos e o atual momento político do país. O norueguês foi substituído pelo autor mexicano Juan Pablo Villalobos na mesa "Ficção e confissão", às 17h15 de sexta.

Convidados, os autores que participam da Flip não recebem cachê. Com os cancelamentos, a organização precisa remarcar mesas, desmarcar passagens e hospedagens, mas não há nenhum tipo de multa ao desistente.